Cada tom de pele possui suas características próprias e demanda cuidados específicos. A pele negra, por exemplo, é mais propensa ao aparecimento de manchas, por conta da alta concentração de melanina e também pode sofrer mais com a oleosidade. Mas um engano comum entre muitas mulheres é pensar que, por ela ser mais resistente, não exige atenção.
O ideal é conhecer bem o seu tipo de pele e buscar produtos que sejam adequados. “Para negras com pele oleosa, por exemplo, indico o uso de cosméticos com composição mais leve, em consistência de gel”, explica a maquiadora Thayane Sant’Anna. A profissional recomenda realizar limpeza pelo menos duas vezes ao dia, com produtos não oleosos e que não favoreçam o surgimento de acne. É importante, ainda, fazer esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas.
No momento de escolher a base, a especialista ensina a dar preferência para as que tenham o fundo avermelhado e que sejam do mesmo tom do colo da mulher. Já para o corretivo, o ideal é optar pelo de cor amarela para amenizar as olheiras e, em seguida, aplicar um que tenha o mesmo tom da pele. O pó, para finalizar a cobertura, deve ser no tom mais próximo da pele, sem deixar excesso para não ficar marcado.
Publicidade
A pele negra já possui um brilho natural que realça ainda mais o blush, por isso são indicados os tons de marrom e dourado para o dia a dia, que ficam mais suaves e naturais. O rosa queimado e o terracota também ficam lindos e ainda conferem um ar saudável. Os iluminadores também são ótimos para realçar a maquiagem. “Indico as opções com partículas douradas e bronzeadas, sempre nas pontas, nas laterais, entre os olhos e a bochecha”, explica Thayane.
A profissional aconselha a escolha de sombras de cores como marrom escuro, preto e tons terracota, sempre esfumando para um ar mais leve. Os tons mais claros, se usados de maneira correta e sem exageros, podem ressaltar a beleza dos olhos. Para os lábios, os tons de nude puxados para o rosa ou marrom ficam ótimos para quem deseja uma maquiagem mais leve. Já os tons mais escuros, como os vermelhos puxados para o cereja, garantem um look de arrasar. “Eu sempre digo que, em primeiro lugar, a maquiagem deve ter como objetivo deixar a mulher mais feliz e valorizar sua autoestima. Por isso, o mais importante é que ela se sinta à vontade e linda”, finaliza Thayane.
Publicidade
This website uses cookies.