Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HISTÓRIA

Dica do Romar: Laurentino Gomes lança segundo volume sobre a escravidão

Depois do sucesso absoluto de vendas de sua trilogia sobre momentos cruciais da história do Brasil (sintetizada nos títulos referentes aos anos de 1809, 1822 e 1889), o jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes debruçou-se sobre a problemática da escravidão no País, pesquisa que deve resultar em nova trilogia. O primeiro livro, Escravidão – Volume 1, foi lançado em agosto de 2019, e de pronto alcançou o topo do ranking dos mais vendidos. Aquela obra abarcava o período “Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”.

Agora acaba de chegar às livrarias o segundo livro, Escravidão – Volume 2, que contempla “Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil”. Em 512 páginas, a R$ 59,90, aborda o período do desenvolvimento nacional em que a ocupação territorial já demonstrava forte interiorização, distanciando-se do litoral atlântico. Esse período, o século 18, constituiu o auge do tráfico negreiro, em virtude da descoberta das minas de ouro e diamante, bem como da ampla disseminação de cultivos, como os de café, cana-de-açúcar, arroz, tabaco e algodão no Nordeste e no Sudeste.

LEIA MAIS: Dica do Romar: os diários de Kafka pela primeira vez na íntegra no Brasil

Publicidade

Em paralelo, começa a se definir cada vez mais a urbanização, com a instalação da Corte portuguesa no Rio. A considerar, nesse contexto, está o fato de que, de modo crescente, a literatura, ainda que num estágio inicial, passa a registrar esse ambiente e revela pela primeira vez, de forma mais efetiva, a paisagem social de um Brasil que se define.

LEIA MAIS: Dica do Romar: Louise Glück tem sua poesia enfim disponível por aqui

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile