“Retomamos diálogos que estavam trancados com a China.” Assim o deputado federal Heitor Schuch (PSB) resumiu os resultados da viagem a Xangai e Pequim feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comitiva na última semana. Schuch foi o único parlamentar gaúcho que participou do grupo. Dois temas pautaram as conversas com o governo asiático: o comercial e o tecnológico. Outros 28 deputados, oito senadores e cem empresários também participaram da missão oficial.
LEIA TAMBÉM: Missão do Brasil à China encerra com 15 acordos comerciais
Um ponto citado pelo deputado após o retorno ao Brasil foi a expectativa de o Rio Grande do Sul ser reconhecido por outros países como zona livre de aftosa sem vacinação. A perspectiva de novos mercados internacionais para o setor pecuário gira em torno da China e do Reino Unido – que saiu da União Europeia. “Faz dois anos que estamos livres da febre aftosa sem vacinação, mas esses países ainda não homologaram essa situação, ou seja, ainda não nos veem nessa condição. Mas quando for homologado, o mercado de carnes vai ser ampliado, fomentando ainda mais o setor”, disse Schuch.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul é reconhecido pelo Chile como zona livre de aftosa sem vacinação
De acordo com ele, o governo chinês recebeu a comitiva brasileira de braços abertos, possibilitando a retomada de diálogos que estavam trancados. “Eles sabem que o Brasil é um país parecido com o deles, pois se formos olhar aqui, na América do Sul, a população brasileira é vista como uma grande consumidora pelos países vizinhos.”
Schuch também é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. Ele destacou que, a partir de maio e junho, alguns anúncios importantes devem acontecer. “No setor de telecomunicações, acordos foram fechados e devem movimentar em torno de R$ 50 milhões.” Na agricultura, movimentações também ocorreram. “Eles aceitaram comprar uva fresca do Brasil, em especial a sem grãos. E quando falamos em uva, logo lembramos de Encruzilhada do Sul e da nossa Serra, grandes produtores do setor.”
Publicidade
Outra novidade conferida pelo deputado foi na empresa global Huawei, fornecedora de tecnologias para telecomunicações e indústria. “Eles estão há dois anos trabalhando no sinal 6G, uma grande disputa com os americanos. Lá podemos perceber o quão avançados nesse quesito eles estão.”
LEIA TAMBÉM
- Heitor Schuch vai participar da missão oficial do Brasil na China
- O que dizem Moraes e Schuch sobre proposta de CPMI para investigar ataque contra o Congresso
Relações
O deputado Heitor Schuch aproveitou a viagem à China para fortalecer os vínculos entre Santa Cruz do Sul e o país asiático. “Eu me apresentei como morador de Santa Cruz e falei das muitas empresas que são de outros países e se instalaram em nossa cidade, como a China Tabacos. Além disso, falei para eles que há grandes empresas consumidoras de itens chineses, como a Mor, que há muito tempo importa produtos. Quando falamos e apresentamos o que temos, eles começam a entender que há mercado e deixam de ter medo de investir, pois sabem que dará certo.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!