Cerimônia que lembra a última ceia de Cristo com seus apóstolos, o lava-pés ocorreu ontem à noite em missa na Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul. Assim como em outros anos, o tema do encontro católico foi baseado na Campanha da Fraternidade deste ano, que é Casa comum, nossa responsabilidade.
Na celebração, que foi presidida pelo padre José Renato Back, foram convidados os catequisandos da paróquia para terem seus pés lavados, a exemplo do que Jesus fez com os apóstolos. “Nossa dignidade está no serviço que fazemos ao bem das pessoas. Os catequisandos estão representando toda a comunidade”, afirma o padre.
O tema da Campanha da Fraternidade 2016 diz respeito aos cuidados que a sociedade deve ter com políticas públicas para garantir o bem estar de todos. Com isso, o padre José Renato afirma que a melhor forma de cuidar é servir. “É isso o que fazemos nesta missa. Lavando os pés de um grupo de pessoas, estamos cuidando simbolicamente de toda a comunidade”, destaca.
Publicidade
A programação da Semana Santa, que iniciou no Domingo de Ramos, 20, prossegue nesta Sexta-feira Santa com celebrações em Santa Cruz e região. Às 15 horas, acontece a celebração da Paixão do Senhor junto a uma encenação, na matriz.
Encenação pelas ruas da cidade inicia às 17h
Em sua 9ª edição, a Caminhada da Paixão de Cristo ao Parque da Cruz, que acontece nesta Sexta-feira Santa, contará com encenações durante o percurso pela quarta vez, com as 15 estações que relembram a paixão e a morte de Jesus Cristo. Em cada parada, é feita uma encenação, com orações e reflexões, onde serão colocados pequenos altares e imagens sacras, lembrando a Via Crucis.
Publicidade
O professor de teatro responsável pela apresentação deste ano é Gilmar de Almeida da Silveira. De acordo com ele, mais de 50 pessoas das comunidades envolvidas participam do espetáculo de forma voluntária. “Serão encenadas as 15 estações da Via Sacra. Trabalhamos com figurinos que retratam todas as passagens. Existem várias formas de orar durante a Semana Santa, e uma delas é através do teatro, que é uma outra forma de linguagem.”
A caminhada é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz do Sul em conjunto com as comunidades católicas São Luís, do Bairro Monte Verde, e Nossa Senhora do Carmo, do Bairro Margarida Aurora. O evento tem início às 17h, na Rua Ramiro Barcelos, em frente à Catedral. O trajeto de 2,5 quilômetros tem duração de cerca de duas horas e passa pelas ruas Ramiro Barcelos, Thomaz Flores, Rua do Moinho, Henrique Schuster, Arlindo Kothe, Irmão Pedro, Lotário Heuser, Edmundo Baumhardt, Avenida Doutor Guilherme Muller, Louro e Guatambu, com encerramento no Parque da Santa Cruz no Monte Verde.
A caminhada será acompanhada por integrantes da Guarda Municipal e fiscais de Trânsito. O evento recebe apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e de Educação e Cultura (Smec), através do Departamento de Cultura. “Sentimos que a cada ano estamos crescendo mais, sendo que os personagens são interpretados por pessoas da comunidade que se empenham ao máximo para que possam emocionar o público numa data de tanta reflexão”, destaca Margaret Rodrigues, coordenadora do Departamento de Cultura.
Publicidade