O Dia Nacional do Trânsito é comemorado nesta segunda-feira, 25. Nesta mesma data, em 1997, por meio da lei nº 9.503, foi criado o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e substituir a lei antiga, datada de 1966. O objetivo principal era diminuir o número de acidentes no País. A data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro, com vistas a desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista e pedestre devem ter no trânsito.
Na tentativa de conscientizar os condutores e a população em geral, todos os anos um eixo específico é debatido ao longo da Semana do Trânsito. Os temas são escolhidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em 2023, a abordagem é “No trânsito, escolha a vida”. Entre as principais causas de acidente no Brasil estão o excesso de velocidade, a embriaguez e o uso do celular enquanto se dirige. Por essa razão, é necessário o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.
LEIA TAMBÉM: Entenda a importância do exame toxicológico para motoristas
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.