Categories: Cultura e Lazer

Dia Nacional do Samba será celebrado com lives na região

Comemorado nesta quarta-feira, 2, o Dia Nacional do Samba será celebrado com lives na região, transmitidas a partir de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. A data, que é comemorada com eventos no Vale do Rio Pardo desde 2008, teve a programação adaptada em função da pandemia de Covid-19 e das medidas de distanciamento social, mas não vai passar em branco.

Para o músico, compositor e produtor cultural Maikel Eduardo de Freitas Lopes, o Bako Lopes, de 38 anos, a data é importante por celebrar a manifestação cultural, artística e musical da alma do povo brasileiro, através do samba. “A comemoração é uma grande homenagem aos nossos ancestrais, uma história de muita luta e resistência, que segue até os dias atuais. Nossa cidade ainda precisa aprender muito com o samba no que diz respeito a igualdade e respeito às diferenças”, conta.

LEIA TAMBÉM: Cantora santa-cruzense lança EP com músicas autorais

Publicidade

Em anos anteriores, a data contou com shows e apresentações na Praça Getúlio Vargas, com as crianças da Oficina de Percussão que é oferecida no Bairro Schulz pela Associação Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). Por causa da pandemia, 2020 foi de cancelamentos de eventos e shows e dificuldades para os músicos. “Foi um ano totalmente atípico para todos, mas a cultura em geral tem sofrido muito com os decretos e proibições das apresentações artísticas.”

A programação deste ano contará com duas transmissões pelas redes sociais com a presença do músico santa-cruzense. A primeira, realizada em Rio Pardo, terá um bate-papo cultural sobre a riqueza do samba, os compositores e instrumentistas que marcaram época, e também a história de como se instituiu o Dia Nacional do Samba no país. “Essa é uma parceria minha com o professor de música Jonas Meireles e terá o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, através do Departamento de Cultura Negra da cidade de Rio Pardo. Terá início as 18 horas”, explica Bako.

Já a partir das 20 horas, acontece a live em Santa Cruz do Sul. O grupo formado por Bako Lopes, Kiko Silva, da PRO Produtora ,e Lito Marques, vocalista do Grupo Shake, apresentará um repertório com clássicos do samba. “É uma forma de dar um abraço, de fazer um carinho nesse povo que sofre tanto por conta de tudo que estamos vivenciando neste momento.”

Publicidade

Os projetos do artista para o futuro incluem continuar estudando música e ampliando conhecimentos, além da produção de novos materiais e composições próprias para o lançamento de um trabalho autoral. Assim que for possível, Bako Lopes planeja também retomar sua agenda de shows.

LEIA MAIS: Banda cachoeirense Daniel na Cova dos Leões lança nova música

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.