Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

18 de abril

Dia Nacional do Livro Infantil: confira dicas para ler com a criançada

Desenvolver o hábito da leitura ainda na primeira infância traz inúmeros benefícios. Muito além da diversão e aprimoramento cognitivo, os livros infantis são ferramentas que ajudam crianças a desenvolver atenção plena, lidar com frustrações do dia a dia, trabalhar a inteligência emocional e, até mesmo, praticar ioga, largar a fralda e chupeta. Desenvolve a concentração, incrementa o vocabulário e estimula a imaginação 

Exemplos disso são os chamados livros-função, que oferecem histórias divertidas e auxiliam no crescimento saudável dos pequenos, principalmente quando se trata das emoções. Para o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, confira algumas destas obras de autores nacionais para ler com as crianças: 

O menino que entrou dentro de si mesmo: esta obra conta a história de um garotinho que, cansado de ser triste, decide entrar no próprio coração para desvendar seus problemas. Cauteloso, ele confronta os medos e todos os sentimentos ruins e, assim, torna-se uma pessoa mais alegre e otimista. Após o grande sucesso da primeira publicação do livro, esta nova edição passa a incluir um guia com técnicas para que adultos possam identificar quando a criança não está bem, ajudá-los a praticar a atenção plena (mindfulness) e como trabalhar o pensamento positivo. Outra novidade é uma lista com 21 atividades simples de terapia cognitiva que auxiliam na compreensão dos sentimentos. Editora: Caminho Suave | Autor: Arnaldo Vicente.

Publicidade

Careta pra chupeta!: É só o menino estar com a chupeta na boca que todo mundo faz careta para ele. Cansado de tanta cara feia, ele tem uma ideia: guardar em uma caixinha todas as chupetas que encontrar. Será que agora vão acabar as caretas? Reúna coragem e embarque você também nesta aventura! Inspirado na vivência que a autora teve como mãe e com ilustrações delicadas e engraçadas, este livro vai arrancar risos (e talvez caretas) do pequeno leitor e ajudá-lo a ver que pode ser fácil dar adeus às chupetas. Além de uma história muito divertida, o livro contém um guia detalhado, escrito pelo odontopediatra Daniel Korytnicki, com valiosas dicas sobre como ajudar a criança a interromper o hábito da chupeta, inclusive um passo a passo, tanto para crianças pequenas quanto para as maiorzinhas. Editora: Caminho Suave | Autora: Maíra Lot Micales.

O segredo do dedo: Dá para fazer muita coisa com o dedo: contar, desenhar, cutucar, escrever… Mas o menino desta história tem um segredo que não é muito legal: ele chupa o dedo. Agora que cresceu um pouquinho, resolveu parar. Será que ele vai conseguir? Uma obra inspirada na vivência da autora. Para ela, parar de chupar dedo foi difícil e frustrante. A experiência, no entanto, rendeu uma nova abordagem, um método eficiente que adotou com a filha quando ela passou pela mesma situação. Além de uma história com ilustrações muito divertidas, o livro contém um guia detalhado, escrito pelo odontopediatra Daniel Korytnicki, com valiosas dicas sobre como ajudar a criança a interromper o hábito de chupar dedo, inclusive um passo a passo, e várias estratégias e sugestões para usar ao longo do dia e à noite. O livro é indicado para ser usado em casa e também nas escolas. Editora: Caminho Suave | Autora: Carla Bettelli.

O Pequeno Yogue, escrito pela professora formada pela Escola de Yoga Shanti Om, Debora Molon ensina como as crianças devem fazer as posturas da Yoga. A obra traz os exercícios da prática milenar e explica sobre os inúmeros benefícios para as crianças, já que as posturas que envolvem o equilíbrio ajudam a aumentar a concentração, influenciam no comportamento físico e mental, fazendo com que elas aprendam a lidar com estabilidade e gentileza frente aos desafios emocionais do cotidiano. Editora: Caminho Suave | Autora: Débora Molon.

Publicidade

LEIA MAIS: Gazeta lança coleção de livros com clássicos reimaginados

Cocô, Xixi e Pum: Quando o Cocô, o Xixi e o Pum se encontraram, fizeram uma bagunça e tanto! É que eles descobriram que tinham o mesmo sonho: não queriam mais morar nas fraldas nem ficar manchando colchões por aí. Cocô, Xixi e Pum contam com a sua ajuda! O desfralde é sempre um momento desafiador, tanto para as crianças quanto para seus responsáveis. Inspirado na vivência que a autora teve como mãe e ilustrado por um pai que está vivendo esse momento, este livro vai arrancar muitas risadas do pequeno leitor e incentivá-lo a tomar coragem para abandonar as fraldas de uma vez por todas. O livro é um 2 em 1! Além da divertida história, contém um guia do desfralde para pais e cuidadores, assinado por um dos maiores nomes da pediatria brasileira, a Dra. Gilda Porta, presidente do Departamento Científico de Hepatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O guia traz dicas e informações preciosas para ajudar no desfralde diurno e noturno, além de auxiliar nos escapes, quando a criança já não usa mais fralda. O livro é indicado para ser usado em casa e também nas escolas. Editora: Caminho Suave | Autora: Maíra Lot Micales.

Quando uma história acorda: A Bela Adormecida, Visconde de Sabugosa (de Lobato) e outros personagens se reúnem com a Menina do Cabelo Roxo para ensinar às crianças como nasce um livro. Juntos eles criam uma obra desde começo até o evento de lançamento. A leitura fica ainda mais divertida com a tecnologia de realidade aumentada: vídeos de profissionais da área estão “escondidos” na tartaruga Miguela; basta apontar a câmera do celular para descobrir. Autora: Léia Cassol | Editora: Cassol.

Publicidade

A vaca foi pro brejo: Quem nunca ouviu as expressões populares brasileiras e ficou com a pulga atrás da orelha para saber o que realmente significam? Em A vaca foi pro brejo, os pequenos leitores encontram muitas delas: curiosas, divertidas e até esquisitas. E o que elas têm em comum? Todas têm bichos! Autores: Adriana Fernandes e Daniel Kondo.

LEIA MAIS: De poesias a romances, conheça todos os livros publicados por Lya Luft

O fantástico significado da palavra significado: Uma ferramenta para ajudar o leitor a responder de forma mais convicta duas inevitáveis perguntas da vida: de onde você veio e para onde vai? Trata de um jeito leve questões importantes, como o respeito à própria história. É um livro em que gente pequena ensina gente grande a resgatar sua essência mais pura. E em que gente grande ajuda gente pequena a superar as frustrações inevitáveis da vida. Autor: Eduardo Zugaib.

Publicidade

Onde é o lugar de Dandara? Dandara vivia se perguntando onde é o seu lugar no mundo. Mesmo muito questionadora, as vozes que ecoam do preconceito, os olhares por busca de padrões e as dificuldades que encontrou pelo caminho levaram-na a fechar-se para a vida e desistir de procurar a resposta que seu coração desejava. Certo dia, a chegada de uma professora transformou para sempre o seu modo de ver a vida e finalmente mostrou o lugar que Dandara tanto procurava. Autora: Liliane Mesquita.

Mais leve que o ar: Desde pequeno, Santos Dumont mostrava que ia ser um grande inventor. Curioso, atento, estudioso, apaixonado por pássaros e cercado de valores nobres, como a liberdade – numa época em que existia escravidão –, ele fez o homem voar. Esta é a história da infância desse grande brasileiro, que sempre soube que o céu não era o limite. Voe junto com a imaginação dele nesta bela obra. Autor: Estêvão Ciavatta | Matrix Editora.

Publicidade

LEIA MAIS: Hábito da leitura aumentou durante a pandemia

O problema: Sempre que um menino ia conversar com alguém, aparecia um monstrinho em cima da cabeça da pessoa. Aí o menino não conseguia dizer nada. Esse monstrinho era o problema. Será que o garoto vai arranjar coragem para enfrentá-lo? E, se enfrentar, como será que o monstrinho vai reagir? Será que as outras crianças têm um problema parecido? Vamos dar uma força para o garoto? Este livro é uma aventura cheia de emoções. Autor: Mariana Caltabiano | Matrix Editora.

LEIA TAMBÉM: Os sebos onde a cultura resiste em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.