Nesta quinta-feira, 10, é o Dia Nacional de Prevenção à Surdez. A data comemorativa foi instituída como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção dos problemas advindos da surdez junto à população brasileira, que tem aproximadamente 5,8 milhões de pessoas com algum grau de surdez.
A fonoaudiológa Tatiana Filippe explica que surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve. “Muitas pessoas pensam que deficiente auditivo é apenas aquele que não ouve absolutamente nada, mas não é bem assim”, diz Tatiana.
LEIA MAIS: Perda auditiva: fique atento aos principais sintomas
Publicidade
Na verdade, há aproximadamente 10 milhões de pessoas com algum grau de deficiência, não sendo completamente surdas. De acordo com o IBGE, elas chegam a 5% da população. Nem sempre a surdez é congênita, ou seja, nasce com a pessoa. Há casos em que ela é adquirida, isto é, pode ocorrer ao longo da vida.
Os prejuízos causados pela deficiência auditiva podem ser muitos (sociais, psicológicos e perceptíveis). Por vezes, é silenciosa e progressiva. “Portanto, a prevenção é o melhor caminho para garantir o futuro de uma saúde auditiva”, orienta a fonoaudióloga Tatiana Filippe.
LEIA TAMBÉM: Teste da orelhinha detecta problemas auditivos em recém-nascidos
Publicidade
Há casos em que a perda de audição é fruto de um processo natural de “desgaste”, como ocorre no envelhecimento. Outras circunstâncias também podem levar ao desenvolvimento do problema. As mais comuns são:
LEIA TAMBÉM: Surdos defendem Libras como segundo idioma oficial do Brasil
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.