Geral

Dia Mundial Sem Carne é nesta quarta-feira; saiba o que motivou a criação da data

O Dia Mundial sem Carne é comemorado nesta quarta-feira, 20. A iniciativa surgiu a partir de protestos da Organização Não Governamental (Ong) Farm Animal Rights Movement, sobre produção pecuária comercial, em 1985, nos Estados Unidos. Desde então, se espalhou em diferentes partes do mundo, com apoio de grupos de pessoas veganas.

O veganismo é um estilo de vida contrário a exploração de animais para produção de alimentos, vestuário ou qualquer outra finalidade. A informação é confirmada no livro “The Vegan Society”, lançado em 1944, no Reino Unido. Sendo assim, o grupo não utiliza nenhum produto que use partes de animais na formulação.

LEIA TAMBÉM: Como tornar a sua dieta mais saudável com grãos

Publicidade

No Brasil, a campanha começou em 2009, divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que, além de esclarecer a população sobre o sofrimento dos animais criados comercialmente, defende a substituição da proteína animal pela vegetal.

Do mesmo modo, substituir proteínas animais (pelo menos duas vezes por semana) com altos índices de gordura, significa investir em uma alimentação mais saudável e com gorduras solúveis (ácidos graxos como ômega 3 e 6) benéficas ao organismo. As proteínas vegetais já existem no mercado brasileiro há alguns anos. São exemplos: leites e óleos vegetais, além da proteína de soja. Contudo, nos últimos cinco anos, o setor chamado de Plant-based (cuja tradução literal é, à base de plantas) obteve um crescimento anual de 11,1%.

LEIA TAMBÉM: Parceria resulta em hambúrguer 100% vegetal

Publicidade

Os dados apresentados pela consultoria Euromonitor apontaram ainda, que o faturamento das empresas que fabricam alimentos com proteínas vegetais dobrou no intervalo de cinco anos, passando de US 48,8 milhões pra US$ 82,8 milhões. A projeção é de que as vendas cresçam ainda mais, em razão da diversidade de novos produtos e alcance US$ 131,8 milhões até 2025.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.