Frodo chegou ao Canil Municipal suplicando pela vida. Encontrado às margens da BR-471, com fratura exposta em um dos membros, um fôlego de esperança tomou conta do bichinho ao perceber que passaria por uma cirurgia e que recomeçar a vida ainda seria possível. O incidente foi em junho e, dois meses depois, em agosto, já estava correndo pelo pátio da família Morais. “Eu e meu esposo somos apaixonados por animais. Já tínhamos um, que adotamos ainda bebezinho, e agora o Frodo, só não adotamos mais por falta de espaço mesmo”, relatou.
Geralmente rejeitados quando estão mais velhos, na casa da família dos Santos, o cãozinho Cururu também tem uma história com final feliz. Após ser resgatado pelo Canil, ele se tornou a alegria dos irmãos Manuela, de 3 anos, e Arthur, de um aninho. “Adotamos porque as crianças gostam de animais. E a Manu começou a chamar ele de Vovô, porque é um cachorro mais velho”, contou o pai, Fábio Rogério Figueiredo dos Santos.
LEIA TAMBÉM: Canil Municipal abrirá dois sábados por mês para adoções
Publicidade
No Dia Mundial dos Animais, nada mais reconfortante do que celebrar a data com histórias que envolvem reabilitação e acolhimento. No entanto, gestos como os das famílias Morais e Santos são raros e isso faz com que o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no Canil Municipal de Santa Cruz se torne cada vez mais árduo. Atualmente, a instituição conta com 75 animais, sendo 68 cães, quatro gatos e três equinos. De acordo com o médico veterinário do local, Tiago Marques, todos eles são oriundos de situações de maus-tratos, abandono em via pública, ou vítimas de acidentes com ferimentos que colocaram a integridade física em risco.
Ainda segundo ele, o que preocupa é a diminuição da procura pela adoção. “Enquanto as solicitações de recolhimento aumentam a cada dia, reduziu muito o número de adoções. Geralmente as pessoas procuram cães e gatos filhotes, mas a maioria dos animais que temos é adulto, de médio e grande porte”, explica. Os animais do Canil são vacinados, vermifugados, microchipados e com teste para leishmaniose. Os adultos estão castrados e os filhotes terão a castração garantida pelo Canil Municipal para o momento em que atingirem a idade adequada. A adoção junto ao Canil não tem custo algum para o adotante.
Como e onde adotar
O Canil Municipal de Bem-Estar Animal está localizado na Rua Victor Frederico Baumhardt, 2.581, no Bairro Dona Carlota. O horário para visitação é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 16 horas. Informações, agendamentos e protocolos podem ser feitos pelo telefone (51) 3719-1170 (Canil) ou através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMASS), no (51) 3713-8242 (SEMASS), ou pelo Facebook e Instagram (@canil_municipal_scs).
Publicidade
Centro de Bem-Estar animal
Com um investimento de R$ 1,6 milhão, a construção do novo Centro de Bem-Estar Animal já está em andamento. Localizado na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, o complexo deve ficar pronto em até um ano e meio, ocupando uma área de 8,4 mil metros quadrados e 600 metros quadrados de área construída.
No novo local, serão albergados cães e gatos em situação de vulnerabilidade, vítimas de maus-tratos ou em situação de abandono. Lá receberão tratamento e serão preparados para adoção. Com capacidade para receber 250 cães e até 50 gatos, a estrutura contará com recepção, ambulatórios veterinários, sala de esterilização, sala de banhos e sala de internação para os animais, espaço para maternidade, escritório, banheiros, vestiário, lavanderia e cozinha.
Canil provisório
Enquanto a obra do Centro de Bem-Estar está sendo edificada, o Canil Municipal passará para uma estrutura provisória, que está sendo erguida na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz. Com capacidade para 54 animais, o prédio já está concluído e a mudança deve ocorrer nos próximos dias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Canil emergencial deve ser concluído nos próximos dias
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade