O Dia Mundial dos Animais, celebrado nesta quarta-feira, 4, é um alerta sobre a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente. A história acerca da data começa oficialmente em 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália. Nesse dia, representantes de órgãos de proteção aos animais se reuniram em um congresso internacional e definiram uma data específica para celebrar anualmente os direitos dos bichinhos.
A data de 4 de outubro foi escolhida por ser o Dia de São Francisco de Assis, que na tradição cristã é o santo padroeiro dos animais e da natureza. Entretanto, a data alcançou maiores proporções e atenção internacional a partir de 1978, quando foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
LEIA MAIS: Bicho Mania: caderno traz dicas para reforçar os cuidados com os pets
Publicidade
Embora criada em 1977 pela Liga Internacional dos Direitos dos Animais, essa Declaração só foi proclamada um ano depois pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – a Unesco. Ela determina que os seres humanos têm o dever de proteger e respeitar os animais. Ao longo de 14 artigos, o documento reforça o entendimento de que todos os bichinhos têm direito a viver em condições próprias para a espécie.
No Brasil, a data estimula a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados e das responsabilidades dos tutores e incentiva a prática da adoção.
LEIA TAMBÉM: Patinhas dos pets requerem cuidados especiais; saiba quais
Publicidade
Considerando que todos os animais possuem direitos, a Declaração Universal definiu as dez principais premissas para cuidar dos pets, sob o olhar da legislação.
Fonte: Blog Petz
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.