A qualidade de vida pode ser melhorada com um sono saudável. Por outro lado, quando o sono falha, a saúde diminui. Essa é a conclusão da Sociedade Mundial do Sono, que afirma “um sono profundo é função primordial para o bem estar físico e mental do ser humano”. Por conta disso é celebrado, em 13 de março, o Dia Mundial do Sono. A data visa destacar a importância do repouso adequado como um pilar da saúde, garantindo, assim, uma melhor compreensão cognitiva em relação à tomada de decisões e resolução de problemas.
A Campanha está na 13ª edição e, neste ano, traz como slogan Melhor sono, melhor vida, melhor planeta. “Um sono de melhor qualidade reduz o risco de acidentes de trabalho e de trânsito, promove a secreção de melatonina e protege o relógio circadiano natural, que pode impedir o envelhecimento prematuro. Portanto, se desejamos contribuir para a sobrevivência do planeta, uma iniciativa importante é prolongar nosso tempo de sono”, declara o coordenador do departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF), Bruno Duarte.
De acordo com Duarte, prolongar o período de sono também melhora as performances mentais e corporais durante o dia. “Na última década houve grandes avanços na compreensão dos mecanismos neurais, vinculando a importante relação entre sono e saúde cognitiva. As evidências crescentes indicam que o sono é um processo ativo, no qual as memórias codificadas recentemente são consolidadas e transferidas para armazenamento a longo prazo”, explica o coordenador.
Publicidade
Entre os distúrbios mais frequentes apontados pelo otorrinolaringologista está a apneia obstrutiva do sono. Segundo o especialista, estima-se que, somente na cidade de São Paulo, aproximadamente 40% da população adulta apresente o problema. “A síndrome da apneia obstrutiva do sono tem como principais sintomas o ronco e a sonolência excessiva diurna”.
“A boa notícia é que há tratamento, basta que o indivíduo procure por um profissional especializado que, através da realização de um exame de polissonografia, conseguirá avaliar a situação e dar uma solução que melhore, substancialmente, a qualidade de vida da pessoa”, revela o otorrinolaringologista.
Por fim, o especialista aponta outras vantagens que dormir de forma regular e reparadora traz. “O sono pode restaurar a função cerebral em muitos aspectos, como aprendizado, memória e humor. Já os distúrbios do sono podem causar comprometimento do suprimento de oxigênio de uma pessoa, perturbar seu sistema imunológico ou danificar sua estrutura cerebral”, finaliza Bruno Duarte.
Publicidade
LEIA MAIS: Semana do Sono terá atividades em Santa Cruz
Como forma de auxiliar as pessoas na busca por um repouso adequado e consequentes benefícios à saúde, a Sociedade Mundial do Sono compilou dicas para a obtenção de um sono mais saudável. Elas são divididas para crianças e adultos, da seguinte forma:
Os 10 Mandamentos de um bom sono para as crianças (do nascimento aos 12 anos de idade):
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Março lilás: vírus hpv é o responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero
Os 10 Mandamentos de um bom sono para os adultos
Publicidade
This website uses cookies.