Nesta sexta-feira,17, é comemorado o Dia Internacional do Gato. Os felinos tem ganhado cada vez mais o coração dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituo Pet Brasil. O levantamento aponta que a população de gatos domésticos foi a que registrou maior crescimento entre 2020 e 2021, cerca de 6%.
O índice está acima do aumento dos cães, por exemplo, que registrou elevação de 4% no mesmo período. Além disso, de acordo com o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 22 milhões de bichanos nas casas do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Pet sitter: um novo serviço de atenção aos animais
Publicidade
Gatos são inteligentes, independentes e cheios de personalidade, por conta dessas particularidades os tutores devem dar uma atenção especial a eles. Confira abaixo as principais curiosidades sobre os felinos, além de mitos e verdades.
Mitos e verdades sobre gatos
Gatos odeiam água
Mito! Essa crença foi difundida por muitas pessoas e a ideia foi, inclusive, veiculada em filmes e animações. Conforme especialistas, os gatos não odeiam água – alguns até gostam. Contudo, os banhos aos felinos não são recomendados.
LEIA TAMBÉM: Pet saudável: de olho na saúde dos gatos
Publicidade
Castração pode deixar eles gordinhos
Mito! A castração não engorda o bichano, mas causa algumas alterações fisiológicas e comportamentais.
Miar e ronronar são formas de comunicação
Verdade! Especialistas citam que, geralmente, os gatos são silenciosos, mas aprendem a usar o miado para se comunicar com o tutor. Já o ronronar acontece quando eles estão em estado de relaxamento.
Gatos não podem ser adestrados
Mito! Os gatinhos podem sim ser adestrados. Contudo, é necessário usar métodos distintos dos utilizados para adestrar cães. Isso porque as motivações deles são diferentes, segundo especialistas.
Publicidade
Gatos são tão fiéis quanto cachorros
Depende. Cada gato tem uma personalidade e peculiaridades. Outro fator que influencia no comportamento deles é a criação.
LEIA TAMBÉM: Bicho Mania: caderno aborda dicas para reforçar os cuidados com os pets
Curiosidades
- Gatos geralmente não miam entre si. Em geral, o miado é para solicitar ao humano carinho, brincadeira ou alimentação.
- Eles possuem cerdas na língua, que auxiliam na autolimpeza, além de remover pelos mortos e captar comida.
- Quando estão doentes, eles tendem a se esconder do tutor e parar de se lamber.
- Os bichanos passam 50% do tempo se lambendo, o hábito ajuda a resfriar e manter a temperatura corporal.
- Os gatos são animais noturnos, ou seja, o ciclo biológico deles consiste em dormir durante o dia e ficar acordado durante a noite.
LEIA TAMBÉM: O coração do seu pet está saudável? Confira alguns cuidados
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!