Geral

Dia Mundial da Eficiência Energética: especialista ensina como economizar

Com o objetivo de conscientizar sobre o uso racional e sustentável dos recursos energéticos, o 5 de março foi eleito como Dia Mundial da Eficiência Energética. Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o consumo racional de energia pode resultar em benefícios ambientais, econômicos e sociais. 

A especialista em eficiência energética da WattsOn e conselheira do Programa RS Solar, Cassandra Peretti Tomé, explica que o conceito de eficiência energética é a capacidade de usar a energia de forma mais racional, minimizando o desperdício e maximizando o aproveitamento de recursos disponíveis. “Isso pode envolver mudança comportamental, concepção de equipamentos e sistemas mais eficientes”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Justiça manda CEEE Equatorial melhorar a prestação do serviço em Pantano Grande

Publicidade

Cassandra esclarece que a eficiência energética pode ser aplicada em quase todas as áreas onde há consumo de energia, com objetivo de buscar a maximização do aproveitamento dos recursos disponíveis. Ela dá exemplos como em iluminação, motores, processos produtivos e edificações. “É preciso entender que o kilowatt (kW) mais barato e abundante está disponível a qualquer indivíduo”, diz a especialista. “É aquele que deixamos de gastar desnecessariamente.”

Para utilizar de modo eficiente a energia, ela ressalta que o conhecimento e a inteligência estão diretamente ligados à eficiência energética. Aponta como exemplo a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED, que reduzem o consumo por meio da troca/retrofit de iluminação. Outra dica é verificar os manuais de instrução dos aparelhos elétricos da casa. “O conhecimento do equipamento e o uso de sua funcionalidade de forma inteligente economizam energia”, reitera.

LEIA TAMBÉM: Projeto de lei propõe cabeamento subterrâneo de fios de energia em Santa Cruz

Publicidade

Para as empresas, a profissional indica contratar uma consultoria para um diagnóstico energético. Segundo ela, é o que traz melhor resultado e, por consequência, aumenta a lucratividade. Seguindo essa ou as demais dicas, ela enfatiza que o maior atrativo será pagar menos pelo uso da energia.

Debates começam a ganhar espaço

Conforme Cassandra Peretti Tomé, a consciência da importância da eficiência energética ganha espaço por meio de ações locais como as do grupo RS Solar em fóruns de energia; Sebrae; Senai; Fiergs e alguns bancos, como Sicredi e Banrisul. “A eficiência energética começa a ganhar espaço regional devido a grandes resultados obtidos internacionalmente e por intermédio de algumas ações nacionais”, reforça.

LEIA TAMBÉM: Audiência nesta quarta debate pedido que pode impactar no valor dos pedágios da RSC-287

Publicidade

Para garantir o sucesso das iniciativas, a especialista julga como importantes as políticas públicas que estabelecem um ambiente regulatório que atraia o interesse dos empresários. Para ela, é fundamental que as empresas sejam conscientizadas. “Elas têm muito a ganhar com medidas de eficiência energética aplicadas aos processos produtivos”, comenta. Atitudes alinhadas com a agenda 2020 e normas de governança e responsabilidade social e com o meio ambiente (ESG) vêm conquistando o espaço corporativo, completa Cassandra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.