“Inspira. Exala. Concentre a sua respiração em cada movimento do seu corpo. Sinta a sua energia.” Assim começa a maioria das aulas tradicionais de yoga, uma disciplina física de postura (ásanas) e respiração (pranayamas). Uma fusão de corpo, mente e espírito. A prática, que se tornou popular no Brasil, possui técnicas capazes de melhorar o condicionamento físico, mas também é uma conexão interior e de autoconhecimento.
O Dia Internacional do Yoga é comemorado em 21 de junho. A data será celebrada em Santa Cruz do Sul no dia 26, um domingo, no Complexo Inside. Será o segundo evento realizado no município – o primeiro ocorreu em 2019.
LEIA TAMBÉM: Dia da Imunização reforça a importância de manter atualizado o calendário vacinal
Publicidade
A organizadora Letícia Losekann Coelho, professora e proprietária da Mayura: Yoga e Meditação, ao lado do marido e também professor David Nóbrega, explica que o objetivo era continuar com as edições nos anos seguintes, mas eles foram inviabilizados pela pandemia. “Agora, como já é possível, com os cuidados necessários, vamos realizar o 2º Dia Internacional do Yoga”, diz.
Haverá aulas gratuitas de yoga, flow e pilates solo, das 10 às 16 horas. No local também ocorrerá uma feira com flash tattoo (tatuagens rápidas), massagens, reiki e produtos para compra. Para a prática, os participantes devem levar tapete, canga ou toalha. Também é pedido que os interessados providenciem um quilo de alimento não perecível, para doação posterior. “Todos podem participar, mesmo quem nunca praticou ou não teve nenhum contato com yoga”, comenta a organizadora.
LEIA TAMBÉM: Confira dicas para meditar mais e melhor
Publicidade
Aulas e eventos gratuitos são realizados no mundo inteiro. Nessa data, apela-se à paz e à fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor. Inicialmente chamado de Dia Mundial do Yoga, em 2014 as Nações Unidas declararam a data oficialmente como Dia Internacional do Yoga.
Saiba mais
Mayura completa cinco anos
Letícia Coelho ministra aulas de yoga há pelo menos dez anos, e o marido, David Nóbrega, há oito. O casal se profissionalizou em Rishikesh, uma cidade na Índia, nas práticas de hatha yoga, vinyasa yoga, ashtanga yoga e yin yoga. Ao todo, são mais de mil horas de formação internacional. Este ano, a Mayura: Yoga e Meditação completa cinco anos de atuação em Santa Cruz. Além das aulas regulares, a escola oferece cursos de formação de instrutores e cursos de especialização em yoga.
“O yoga entrou na nossa vida como filosofia de vida. Ele contribui para a saúde do corpo e da mente, aumenta o foco e a disciplina e, principalmente, a organização mental. Os benefícios imediatos do yoga são sentidos no corpo, mas com o tempo os praticantes percebem que a mente muda”, salienta Letícia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Como lidar com a ansiedade: profissionais indicam práticas
Colaboradores da 2ª Semana Internacional do Yoga
- Letícia Coelho e David Nóbrega, professores da mayura: Yoga e Meditação;
- Deise Almeida, professora de yoga da Cosmos;
- Maria Clara, professora de yoga e educadora física da Saber Ancestral;
- Leonardo Machado da Silva, fisioterapeuta e instrutor de pilates da Belle Vie;
- Catiuscia Kaufmann, professora de yoga da Engenharia do Corpo e Academia Alternativa;
- Rosana Bischoff professora de yoga da Sinergia Clube Sênior;
- Clínica Adler com pilates solo;
- Adriani Muller, professora de yoga da Mayura: Yoga e Meditação.
Serviço
O quê: 2º Dia Internacional do Yoga
Onde: Complexo Inside
Quando: dia 26 de junho, das 10 às 16 horas
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível
Publicidade
VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ E REGIÃO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade