Celebrado anualmente em 19 de novembro, a International Men’s Day (como é conhecido pelo mundo) foi comemorado pela primeira vez em 1999, em Trinidad e Tobago, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU). A data tem o objetivo de ajudar os homens a ficarem mais atentos à saúde, assim como conscientizá-los sobre os princípios de igualdade de gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos. E nesta época também é celebrado o Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. Trata-se de uma iniciativa que, da mesma forma, busca reforçar a consciência da prevenção da saúde do homem.
Mais cuidados com a saúde dos homens
Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), o Novembro Azul, o maior movimento em prol da saúde do homem brasileiro, comemora dez anos em 2021. Além de destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o objetivo é alertar para a relevância do cuidado integral e a necessidade de incorporar hábitos saudáveis, proteger o coração, atentar para os demais tipos de câncer e não deixar de fora o bem-estar mental.
LEIA MAIS: Campanha Novembro Azul alerta para importância de exames preventivos
Publicidade
O câncer de próstata, o mais comum entre os homens, representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. Até 2022, 65 mil novos casos anuais devem ser registrados no País, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Novembro Azul provoca e faz um chamamento para a mudança dessas estatísticas recorrentes e crescentes.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e tem como principal função, juntamente com as vesículas seminais, produzir o esperma.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
Publicidade
- Dor óssea
- Dores ao urinar
- Vontade de urinar com frequência
- Diminuição do jato de urina
- Presença de sangue na urina ou no sêmen
Fatores de risco
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio
- Raça: homens negros sofrem maior incidência desse tipo de doença
- Obesidade
Prevenção e tratamento
O diagnóstico precoce é fundamental para maior chance de recuperação. E a única forma de diagnosticar é por meio do toque retal. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal – que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos – e o exame de sangue PSA. Cerca de 20% dos pacientes com tumor de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque. Outros procedimentos poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
LEIA MAIS: Ações marcam o Novembro Azul em Santa Cruz do Sul
De acordo com o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Publicidade
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como, por exemplo, estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em caso de tumores de baixa agressividade, existe a opção da vigilância ativa, na qual se faz periodicamente um monitoramento da evolução da doença. A intervenção é realizada quando se verifica que houve progressão. Por isso, não perca tempo e deixe o preconceito de lado. Se você já estiver na faixa recomendada para a realização do exame, procure um urologista e converse a respeito do tema. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas.
Com informações da Sociedade Brasileira de Urologia.
LEIA MAIS: Sociedade Brasileira de Urologia alerta para queda de consultas durante a pandemia
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!