Uma capacitação na tarde dessa quarta-feira, 11, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, reuniu cerca de 150 agentes comunitários de saúde para tratar sobre orientações em relação ao novo coronavírus, dengue e outras doenças. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora da vigilância epidemiológica, Luciane Weiss Kist, repassou orientações sobre formas de transmissão e prevenção e como proceder em casos suspeitos. Conforme ela, apesar de o coronavírus ser preocupante e de haver necessidade de reforçar os cuidados para evitar contágio, não há motivo para a população entrar em pânico.
“Existem outras patologias que correm paralelo e que merecem a mesma importância, como a turberculose, que também é transmitida pela respiração e que mata 1,5 milhão de pessoas por ano”, reforçou. “No Presídio Regional de Santa Cruz temos 18 apenados infectados em tratamento. É uma doença muito antiga e da qual quase não se fala, mas que carece de cuidados.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Organização Mundial da Saúde declara coronavírus como pandemia
Três casos suspeitos de coronavírus são descartados em Santa Cruz do Sul
Da mesma forma, o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, frisou que as pessoas tenham cuidado para evitar o novo coronavírus. “Não podemos esquecer de outras doenças que também atingem a população. Os agentes de saúde são os profissionais que chegam mais perto das famílias, que visitam as casas, por isso precisam estar preparados e informados sobre todos os assuntos.”
A coordenadora também citou as hepatites, que matam em torno de 1,3 milhão de pessoas por ano, e o HIV, que tem mais de 75 milhões de infectados no mundo e já matou mais de 32 milhões de pessoas, além das gripes, que em 2018 chegaram a 4 mil casos no Brasil. Desses, 839 resultaram em óbito.
Publicidade
Sobre a prevenção ao novo coronavírus, ela afirmou que tudo começa pelos hábitos de higiene. “Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, usar lenço descartável e não compartilhar objetos pessoais. Outra dica é lavar com frequência as mãos com sabão e, sempre que possível, utilizar álcool gel. Além disso, evitar locais de aglomeração.”
Novo balanço mostra 52 casos confirmados no Brasil
O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil chegou a 52. O novo dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde no fim da tarde dessa quarta, na segunda atualização publicada no dia. O novo balanço marca um pulo de 15 casos em relação ao divulgado mais cedo, quando o sistema da pasta havia contabilizado 37 casos.
Publicidade
LEIA MAIS: Casos confirmados de coronavírus no Brasil sobem para 52
Campanha da gripe é antecipada para 23 de março
A 22ª campanha nacional de vacinação contra a influenza foi antecipada para o próximo dia 23 em razão do surgimento do novo coronavírus. A campanha, simultânea em todas as regiões, vacinará em um primeiro momento idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.
Publicidade
Conforme o coordenador do setor de imunizações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Róger Rodrigues Peres, uma reunião na manhã do dia 17, na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, vai definir detalhes sobre a campanha. “A previsão para este ano era iniciar em 13 de abril. Agora, ao que tudo indica, começa em março.”
A alteração na data, segundo ele, serve para evitar uma sobreposição de infecções. “A vacina do influenza não previne contra o Covid-19, mas vai funcionar como uma manobra de contenção, já que poderá diminuir a procura pelos serviços de saúde”, afirmou.
LEIA MAIS: Estado tem segundo caso confirmado de coronavírus
Publicidade
This website uses cookies.