Neste final de semana, em que o ambiente familiar será festivo, para comemorar, com muita alegria, o Dia dos Pais, a Gazeta do Sul compartilha com seus leitores um conteúdo abrangente, que perpassa diversas e importantes áreas da vida cotidiana. A jornalista Caroline Garske foi justamente às ruas para, em praças e parques, conversar com pais que, na ocasião, curtiam um momento junto de filhos. Ela buscou ouvir deles como procuram, em realidade contemporânea, se organizar na gestão do tempo, em meio aos tantos e costumeiros compromissos de trabalho ou de outras demandas diárias, para dedicar o máximo de atenção a seus filhos.
E, neste terreno, da atenção a ser dedicada às novas gerações, a Gazeta do Sul oferece mais uma edição de sua série Assunto de Professor. Quem reflete sobre o momento atual e as perspectivas para a educação, tanto sob a ótica do professor quanto dos estudantes, é o historiador Jorge Luiz da Cunha. Residente em Lajeado e vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cunha tem, no entanto, laços fortes com Santa Cruz do Sul, cidade na qual graduou-se em Estudos Sociais, pela antiga Fisc, atual Unisc, e na qual igualmente lecionou no Ensino Superior (e onde residem seus filhos).
Com linhas de pesquisa voltadas a história, memória, cultura e imigração alemã, entre outros temas, Cunha é incisivo: “Amar o ser humano é fundamental na educação”, propondo a retomada de uma relação mediada pelo afeto, pela justiça e pelo respeito.
Publicidade
E esta edição traz ainda contribuição para o debate ambiental. Ao longo desta semana, nossa equipe viajou a Porto Alegre para conferir o Túnel Verde de tipuanas que pode ser chamado de coirmão daquele que embeleza a Rua Marechal Floriano, em Santa Cruz do Sul. Na Rua Gonçalo de Carvalho, na entrada do Bairro Independência, zona nobre da capital, o Túnel Verde formado por tipuanas ganhou destaque internacional ao ser aclamado como “a rua mais bonita do mundo”.
A Gazeta conversou com representantes do Setor de Áreas Verdes, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, para reportagens a serem publicadas nas próximas semanas, sobre a forma como o poder público faz a gestão dessa via, um patrimônio, tombada por lei desde 2006, e de outras ruas, além de parques e praças.
Em torno da política voltada a sustentabilidade e meio ambiente, esta edição traz uma entrevista especial com o botânico, paisagista e fotógrafo santa-cruzense Paulo Backes, radicado em Porto Alegre, que em sua terra natal contribuiu na implantação do Parque Ambiental da empresa Souza Cruz, no Distrito Industrial.
Publicidade
Backes explica por que a tipuana é uma espécie com excelente relação custo-benefício na implantação de arborização urbana, desde que manejada e cuidada devidamente, e ressalta a importância do contato com a natureza para aquilo que se compreende como qualidade de vida. É uma contribuição para que todos, população e lideranças, olhem com tomada de consciência e mais carinho para as árvores. Boa leitura e um excelente Dia dos Pais para todos.
LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade