ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Dia dos Pais promete aquecer o comércio em Santa Cruz

Os primeiros dias de agosto devem ser de intenso movimento no comércio por conta do Dia dos Pais. A data, que ocorre este mês no dia 13, confere uma boa expectativa de vendas no comércio local, especialmente nas lojas mais voltadas para roupas, calçados, cosméticos, entre outros artigos voltados para os mesmos.

O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, explica que a data deve ser movimentada. “O Dia dos Pais é tradicional dentro das famílias e dificilmente se deixa de dar um presente a um pai. Assim, a expectativa do varejo é de um incremento nas operações neste início de agosto”, explicou.

Publicidade

Bartz também salientou que segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,5 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto, um aumento numérico de 8,7 milhões na estimativa deste ano, quando comparado ao ano passado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Receita da Sorte terá prêmios extras de R$ 3 mil na semana do Dia dos Pais

A pesquisa aponta ainda um crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023. De acordo com os entrevistados, 36% pretendem gastar mais que em 2022 (com destaque entre os homens), 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos (queda de 9 pontos percentuais frente a 2022, sobretudo as mulheres e classes C/D/E).

Itens

Publicidade

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio. A grande maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (30%) e no dinheiro (24%). Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (33%). Em média, serão feitas 4,2 prestações, com crescimento de 0,5 frente a 2022.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Especialista explica os possíveis impactos da Reforma Tributária no varejo

O levantamento aponta ainda que 83% pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 13% vão dividir, sendo com irmãos/irmãs (36%), com o cônjuge (25%) e com outros familiares (21%). Entre estes, 31% pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s) para dar um presente melhor/mais caro, 28% querem reduzir os gastos e 22% porque os preços estão muito altos. Entre os entrevistados, 62% pretendem presentear o próprio pai, 19% o esposo, 11% o pai de seus filhos e 9% o sogro.

Lojas físicas

Publicidade

A maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). Mas 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%).

Publicidade

Entre aqueles que farão as compras em sites e lojas online, 54% utilizarão os sites de varejistas nacionais, 52% de varejistas internacionais, 33% em marketplaces e 31% sites de lojas de departamento.

LEIA TAMBÉM: Entra em vigor a portaria que isenta compras de até US$ 50 do exterior

CDL Presente com Você

Publicidade

Publicidade

Veja a lista de prêmios

O apoio desta campanha do Dia dos Pais é da Bela Casa Materiais de Construção, Gasima Materiais Elétricos e Loja Certel.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta