Nesta quarta-feira, 26, é comemorado o Dia dos Avós. A data foi escolhida por ser dia de Santa Ana e São Joaquim, respectivamente mãe e pai de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, segundo a tradição católica. O primeiro país a instituir a comemoração do Dia dos Avós nesta data foi Portugal, a partir de 2003, após uma campanha que se tornou famosa em todo o país: uma senhora avó de seis netos, Ana Elisa Couto (1926-2007), liderou um movimento pela criação de uma data que homenageasse os avós.
Em 2003, foi oficializado o 26 de julho. No Brasil, a data foi adotada popularmente, até como forma de incrementar o comércio. Não é um feriado nacional, mas em municípios que têm algum dos dois santos como padroeiros, como Sumaré, no interior de São Paulo, o dia é de folga.
LEIA TAMBÉM: Dia dos Avós: muita energia para ensinar e aprender
Publicidade
Em 2021, o papa Francisco incluiu o Dia dos Avós e das Pessoas Idosas no calendário da Igreja Católica, mas ficou estabelecido que seria comemorado em data variável, perto do dia 26 de julho – em 2021 foi festejado no dia 25, em 2022 no dia 24 e neste ano a comemoração aconteceu no último domingo, 23. A cada ano a Igreja Católica lança um tema a ser debatido durante as atividades religiosas desse dia. Em 2023, o tema foi “De geração em geração, a sua misericórdia”.
A tradição católica narra que, no século I a.C., Ana e o marido, Joaquim, moravam em Nazaré e não tinham filhos, mas pediam que Deus lhes enviasse uma criança. Então, um anjo apareceu e avisou que Ana, embora supostamente estéril, estava grávida. Essa criança, uma menina, foi batizada como Maria. Ana teria morrido quando Maria tinha só três anos. Segundo a crença cristã, ainda na adolescência, Maria foi escolhida para ser mãe de Jesus Cristo. Ana e Joaquim foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VII. O dia 26 de julho foi oficializada como data de ambos pelo papa Paulo VI.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!