A primavera chegou nessa quarta-feira, 22, e, com ela, as flores e também a expectativa de dias mais quentes. Embora o verão comece apenas em 21 de dezembro, já é tempo de se refrescar e se deliciar com as opções que Santa Cruz do Sul oferece. Além da chegada das novas estações, nesta quinta-feira, 23, comemora-se o Dia do Sorvete. A data foi escolhida pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis) por marcar o início das temperaturas mais elevadas no País. Do tradicional napolitano aos produtos mais incrementados, como as tortas de sorvete, são diversas as opções para aproveitar esta quinta-feira e toda a estação.
Conforme o presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins (Agagel) e CEO da Gut Sorvetes, Gian Lisboa, a data comemorativa foi escolhida no início da primavera porque os dias ficam mais longos e quentes. “O sorvete tem esse intuito de levar felicidade para as pessoas. Sempre brinco que nunca vi ninguém triste tomando sorvete”. Lisboa salienta que embora o sorvete seja a sobremesa predileta dos brasileiros, o consumo per capita ainda é baixo em relação a outros países. Mas as expectativas são boas para esta temporada. “Em 2019/2020, o Brasil teve consumo de 4,98 litros/ano per capita. Isso é pouco perto dos Estados Unidos, onde passa de 15 litros. Mas na temporada passada, apesar de todo esse período pandêmico, notamos que houve crescimento”.
LEIA TAMBÉM: Sorvete para todos os gostos: as delícias que são novidade neste verão
Publicidade
As novidades, segundo o presidente da Agagel, devem continuar impulsionando as vendas em 2021 e 2022. “Isso terá continuidade com produtos que vêm de fora, ideias da Europa e principalmente da Itália. Eles estão falando muito na questão da saudabilidade”, explica. “A redução de ingredientes e os produtos zero açúcar e zero lactose estão deixando o sorvete mais saudável do que já era”. E Lisboa reitera que o produto é também fonte de vitaminas, cálcio e proteínas.
Opções diversas
Na onda da saúde
Seguindo a tendência dos sorvetes voltados à saudabilidade, a Cremolatto Sorvetes, de Santa Cruz do Sul, está trabalhando com itens relacionados ao tema. “Estamos com a novidade do Sorbet, que é o gelato italiano sem lactose e feito totalmente com a polpa da fruta. Temos os sorvetes de uva, manga e morango e também os picolés de açaí, manga e morango”, conta Gilnei Turra, responsável pela empresa, junto com Letícia Bruxel Turra.
Publicidade
A Cremolatto também trabalha com itens sem adição de açúcar. O bufê de sorvetes, com variedades de acompanhamentos, é um dos mais procurados. “O nosso bufê também conta com esses sorvetes novos”. Outra novidade são as barcas de açaí, uma referência às barcas de sushi. Em Santa Cruz, a Cremolatto fica na Avenida Senador Alberto Pasqualini, 228, e na Avenida Deputado Euclydes Kliemann, 204. Em Vera Cruz, na Rua Tomas Gonzaga, 654.
Variedade de produtos
Localizada na Travessa Erico Verissimo, 202, próximo à Rodoviária de Santa Cruz, a Eskimó vende picolés e sorvetes a preço de fábrica. São diversas opções, desde os sorvetes mais tradicionais até as tortas de sorvetes. “Temos um portfólio com mais de cem itens em sabores de sorvetes e picolés. É um mix de produtos bem bacana e adequado para atender qualquer tipo de cliente”, diz o proprietário da loja, Márcio José de Souza.
Publicidade
Há mais de 40 anos atuando no Brasil, a empresa vem se consolidando com a combinação de qualidade e preço atrativo. “A loja tem quantidade que consegue atender quem vai levar para casa e quem vai revender”. Além disso, a marca trabalha com itens que agregam sabor e saúde. “Temos o açaí sem lactose, glúten e adição de gordura. É um produto bem saudável e natural. E oferecemos também produtos em potes e picolés com zero adição de açúcar”, diz.
LEIA MAIS: Faz bem: além de saboroso, chocolate traz benefícios para a saúde
Sorvetes artesanais
Publicidade
A Sorveteria SorveSul trabalha com picolés, açaí e sorvetes artesanais. A empresa fica na Rua João Francisco Rauber, 103, no Bairro Santa Vitória. O empreendimento ainda não completou um ano, mas um dos sócios-proprietários, Émerson Moch, trabalha com a produção de sorvetes há mais de uma década. São vários sabores de sorvetes e picolés, todos feitos artesanalmente.
“O que mais sai são os sorvetes. E tudo somos nós que fazemos. Começamos a trabalhar com açaí, também com delivery”, relata. Ederson Borba é o outro sócio do negócio. Muito procurado em todas estações, o açaí montado na hora e entregue por tele na cidade é o queridinho dos consumidores. A empresa trabalha também com pedidos pelos telefones (51) 99950 2224 e (51) 99617 0057.
LEIA MAIS: Sobremesas de chocolate para o almoço de domingo
Publicidade