Santa Cruz do Sul

Dia do Soldado é celebrado há cem anos no Brasil; historiador fala sobre a data

Comemora-se em todo o Brasil, neste 25 de agosto, o Dia do Soldado. A data celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham pela proteção da Nação. Segundo o artigo 143 da Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro do sexo masculino, ao completar 18 anos, deve realizar o alistamento militar.

O historiador e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mateus Skolaude, explica que a data foi escolhida em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, que é o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ele nasceu no dia 25 de agosto de 1803. “O dia é celebrado pelo menos desde 1923, quando se comemorou pela primeira vez o Dia do Soldado em função dos 120 anos do nascimento do Duque de Caxias.”

LEIA TAMBÉM: Exército comemora o Dia do Soldado com formatura

Publicidade

Segundo o pesquisador, em 1923 o Exército Brasileiro precisava constituir uma dimensão simbólica em relação ao seu papel na figura de alguém que representasse e unificasse a instituição. A partir desse momento, segundo ele, o Dia do Soldado foi constituído.

Até a década de 20 do século passado, conforme Skolaude, Duque de Caxias tinha certa representatividade, mas não era tão reconhecido como alguém imponente na história brasileira como é hoje, principalmente a respeito do protagonismo que teve na Guerra do Paraguai. “Devido às divisões políticas e ideológicas que existiam dentro do Exército, especialmente entre os jovens oficiais, o governo sentiu a necessidade de criar um modelo que representasse a dimensão de um soldado ideal e que unisse a todos em torno dessa figura.”

Assim, neste ano, faz um século que a data é comemorada no Brasil. “As pesquisas apontam que nos anos 1920 essa dimensão simbólica do Duque de Caxias foi extremamente importante no sentido de estabelecer um pacto em torno dessa instituição que tem uma representatividade política muito forte na história brasileira”, acrescenta.

Publicidade

Apesar de ser comemorada desde 1923, a data só foi oficializada por meio de decreto presidencial em 1962.

LEIA TAMBÉM: Relembre a história de Adolpho Pritsch, Voluntário da Pátria

Formatura vai marcar a data em Santa Cruz do Sul

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) realizou uma formatura em alusão ao Dia do Soldado, com a presença de autoridades civis e militares. Durante o evento, ocorreu a entrega de diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Também foram repassadas medalhas aos militares agraciados pelos serviços prestados na caserna e certificados aos militares do efetivo variável que se destacaram no decorrer do período de instrução. 

Publicidade

Momento histórico foi importante para decisão

Ainda de acordo com o professor, na época em que a data começou a ser comemorada, o País vivia um momento histórico emblemático. “Um ano antes, em 1922, tivemos dois marcos importantes da história brasileira e que me parece que dialogam com esse evento. O primeiro foi a Semana de Arte Moderna, que é reconhecidamente um momento importante do ponto de vista da construção da identidade nacional, de estabelecer parâmetros e de ter uma identidade brasileira.”

Historiador e pesquisador Mateus Skolaude

Outro aspecto que está relacionado ao Exército, explica Skolaude, é o movimento dos 18 do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. “A data demonstra a relevância de pensar o protagonismo militar contra a República Velha e dialoga com a invenção do Dia do Soldado, com a criação da figura do mito do Duque de Caxias como um marco simbólico de representatividade dessa instituição que é o Exército, e que mantém até hoje uma intervenção política muito forte do ponto de vista das representações do aspecto republicano brasileiro”, completa.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.