Cadernos Especiais

Dia do Professor: os disseminadores de conhecimento que abrem portas para o mundo

O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data foi oficializada por meio do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. Faz referência ao Imperador Dom Pedro I, que em 15 de outubro de 1827 criou uma Lei Imperial sobre o Ensino Elementar no Brasil, conhecida como Escola de Primeiras Letras. Todas as cidades a partir desse decreto deveriam ter escolas de Primeiro Grau, com a contratação de professores assalariados e cronograma de disciplinas.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai sediar provas do concurso do Governo Federal para 20 órgãos

Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor”, transformando o projeto na Lei Estadual nº 174. A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Na edição da Gazeta do Sul deste final de semana, 14 e 15 de outubro, circula um caderno especial com destaque para a atuação desses profissionais.

Publicidade

Confira a publicação completa:

*Caso não consiga visualizar a prévia do documento, clique em “Baixar”, para ter acesso ao PDF.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.