Dia do oftalmologista: sete curiosidades sobre a ciência dos olhos

A Oftalmologia é considerada uma das especialidades mais antigas da medicina. Apesar de na Idade Média ela ter sido praticada de uma forma não organizada, os estudos são realizados desde os tempos remotos. A história confere aos egípcios antigos as primeiras descobertas da área, mas foram os gregos os responsáveis pelo avanço clínico da saúde ocular. Os registros primordiais sobre a anatomia dos olhos surgiram com os estudos de Hipócrates, considerado pai da medicina. Um dos primeiros ramos da Medicina a ser reconhecido como especialidade independente, a Oftalmologia é uma das profissões que mais recebem atualizações tecnológicas.

LEIA MAIS: Dia do Oftalmologista: um cuidado essencial

Veja algumas curiosidades:

  • Você sabia que 85% do relacionamento que se tem com o ambiente ocorre através da visão? A importância e o mistério do funcionamento dos olhos fizeram com que, durante muito tempo, fossem atribuídos a eles poderes mágicos, capazes de lançar mau-olhado ou quebranto.
  • O Dia do Oftalmologista tem origem na fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930. Foi oficializado no Estado de São Paulo em 1968, através de uma lei de autoria do deputado e oftalmologista Antônio Salim Curiati. Em 1986, a data foi instituída em caráter nacional pelo então ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki.
  • A origem da Oftalmologia remonta aos antigos egípcios, mas a prática clínica começou com os gregos. Hipócrates e os alunos dele estudaram as doenças oculares minuciosamente. No entanto, o verdadeiro surgimento da profissão só ocorreu em 1850, com o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz. Ele apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio, que permite examinar o interior do globo ocular. O aparelho foi fundamental para o avanço da especialidade.
  • A cirurgia ocular já era comum na Babilônia (1730- 1685 a.C.). Mas o registro mais antigo de um procedimento oftalmológico data de 2.500 a.C., feito em algumas regiões da Índia. O relato é sobre uma cirurgia de catarata, realizada com espinhos e gravetos.
  • O oculista Gama Lobo foi o primeiro oftalmologista do Brasil. Nasceu em 1835, na cidade de Monte Alegre, na província do Pará. Ele realizou, pela primeira vez no País, a operação de iridectomia para a cura do glaucoma.
  • Os artistas impressionistas franceses Edgar Degas e Claude Monet sofreram com graves doenças oculares. Estudo publicado na revista médica americana Archives of Ophthalmology, de autoria do médico Michael Marmor, professor de oftalmologia na Universidade Stanford, mostra que características consideradas vanguardistas nas obras desses mestres poderiam ser uma resposta a limitações físicas.
  • O primeiro par de óculos foi descoberto em 1270, na Alemanha. Era feito de ferro e ajustado precariamente sobre o nariz. Mas foi a Itália que se consagrou como a inventora dos óculos, já que os vidreiros de Veneza eram os únicos que sabiam fabricar vidros transparentes. Esse acessório só chegou ao Brasil na primeira metade do século 16, com o processo de colonização portuguesa, e era símbolo de status.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.