Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

carinho e respeito

Dia do Idoso: data ressalta o cuidado com a pessoa mais velha

Entre outras iniciativas, integrantes podem participar de atividades lúdicas e esportivas no Centro de Referência em Santa Cruz | Foto: Elemir Polese

Instituído em 2006, o Dia Nacional do Idoso tem como finalidade homenagear esse público e propõe reflexão sobre o cenário das pessoas com 60 anos ou mais no Brasil. Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a Lei nº 10.741/2003 instituiu o Estatuto da Pessoa Idosa, legislação destinada a regular os direitos desse público. Três anos depois, a Lei nº 11.433 escolheu a data de 1º de outubro, quando foi criado o Estatuto, como Dia Nacional do Idoso. Desde então, a data relembra a importância da valorização da figura do idoso na sociedade.

Em Santa Cruz do Sul, as pessoas com 60 anos ou mais são assistidas por diversas ações. De acordo com Priscila Froemming, diretora do Desenvolvimento Social do Município, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos do Cras Beatriz conta com 40 participantes. A inserção é realizada a partir do atendimento técnico. Nesse serviço estão previstos encontros semanais, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, e alguns no turno da tarde. Há um cronograma com atividades permanentes, bem como são organizadas ações eventuais para participação dos idosos. Eles também podem aprender a ler no projeto Sonho de Leitura, realizado às segundas e quintas, das 14 às 16 horas.

LEIA TAMBÉM: Veja quem são os eleitos para o Conselho Tutelar de Santa Cruz

Publicidade

No Cras Integrar são atendidos cerca de 45 idosos, que realizam práticas semanais, sempre nas quintas-feiras à tarde. Dentro do grupo Super#Ação, eles participam de atividades como acolhida, orientação e informação, convívio e fortalecimento de vínculos, defesa de direitos, fortalecimento das redes de apoio, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário, e mobilização para a cidadania.  

Há ainda o Projeto Maturidade Esportiva, com aulas de ginástica nas segundas-feiras pela manhã. A iniciativa engloba também outras práticas esportivas. Criado em 2014, o projeto busca oferecer atendimento especializado na área de esporte e lazer para pessoas idosas de ambos os sexos, moradores de Santa Cruz. Dentro do Maturidade Esportiva, são desenvolvidas atividades de ginástica, dança, alongamentos, câmbio (que é o vôlei adaptado para pessoas idosas) e basquete reloginho, também adaptado. 

LEIA TAMBÉM: Municípios da região obtém selo Ouro do programa Amigo do Idoso Rede Bem Cuidar

Publicidade

Também através da Prefeitura, há o Centro de Referência do Idoso. A coordenadora, Pâmela Müller, diz que o objetivo é estimular o envelhecimento ativo, saudável e autônomo da população idosa, promovendo ações que contribuam para o cuidado em saúde, fortalecimento de vínculos e melhoria na qualidade de vida. “E articulamos com a rede de serviço do município, para qualificar a atenção e o cuidado voltado à população idosa”, afirma. Interessados em participar podem contatar pelo fone 2109 9342 ou ir diretamente no Centro, na Rua Tenente Coronel Brito, 425.

Serviço especializado na saúde dos idosos

Na área da Saúde, o gestor municipal da Rede Bem Cuidar, Marcelo Augusto Ferreira, conta que o projeto criado pelo governo estadual prioriza o atendimento qualificado na atenção básica aos idosos. Ações definidas em nível estadual precisam ser cumpridas, objetivo que está sendo alcançado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Faxinal, onde o projeto é realizado. Por terem atingido as metas, eles receberam a certificação Unidade Básica Amiga do Idoso, na última segunda-feira, 25, em Porto Alegre.

LEIA TAMBÉM: ESF Vila Progresso recebe o Selo Ouro por serviços prestados ao idoso

Publicidade

Entre as ações realizadas na Unidade de Saúde está um grupo de atividade física coordenado pela fisioterapeuta Carolina Griesang. O grupo conta com cerca de 30 idosos, que desenvolvem práticas todas as terças e quintas-feiras, às 8h30. Com orientação de Carolina, os participantes fazem exercícios de coordenação, equilíbrio, força muscular e alongamentos. Também são organizados encontros dentro da temática de educação em saúde, capacitações para a equipe técnica da unidade e avaliações multidimensionais dos idosos, entre outros.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.