Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

revolução farroupilha

Dia do Gaúcho: conheça curiosidades sobre a data

Foto: Alencar da Rosa

O primeiro registro de “gaúcho”, conforme o professor de História e Filosofia Éric Vargas, surgiu em Santa Fé (atual Argentina) em 1617. Na época, “moços perdidos”, vestidos ao estilo dos charruas, com botas de garrão de potro, chiripá e poncho, assaltavam as estâncias de gado.

A trajetória é considerada única, principalmente pelo povo gaúcho ter suas origens a partir de indígenas e espanhóis, enquanto no restante do Brasil a predominância foi de luso-brasileiros. Já o professor e historiador Eduardo Bueno, em entrevista ao Jornal Correio do Povo, explicou que o “gaúcho surgiu em uma terra de ninguém e tudo começou com as nações indígenas que viviam no coração do Pampa, que eram os Charrua e os Minuano”.

LEIA TAMBÉM: Revolução Farroupilha: o que a história conta sobre o 20 de setembro

Publicidade

O nome “gaúcho” é definido como vindo da língua tupi ou da língua espanhola. Para o escritor Aurélio Porto, a palavra teria vindo de “gachu”, do tupi, que significa “cantar triste”, juntada com “chê”, que quer dizer “homem”. O professor Bueno considera que o nome surgiu a partir do termo “quechua”, que se transformou em “uguachu”, dando origem a “guacho”, finalmente chegando a “gaúcho”. A palavra, segundo destacou, é originalmente espanhola e quer dizer “filho de ventre indígena”.

Da mesma forma, segundo historiadores, o chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande do Sul, veio da cultura Guarani, que tinha a erva-mate como uma planta sagrada. Os indígenas plantavam junto aos jesuítas, quando foram arregimentados para as missões.

Na época, eles produziam uma bebida feita com folhas da erva-mate e água quente, que tomavam em um pequeno porongo utilizando um canudo de taquara. Foi então que os colonizadores entraram em contato com a “caá-i” (que significa “água da erva”). Enquanto o termo “mate” é mais utilizado nos países de língua castelhana, como Uruguai e Argentina, no Brasil se chama de “chimarrão”, embora seja uma palavra vinda do castelhano “cimarrón”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: 20 de setembro: reverência aos gaúchos

Registros do Sindicato da Indústria de Mate do Paraná dão conta de que o chimarrão chegou a ser proibido no Sul do Brasil durante o século 16, sendo considerado como a “erva do diabo” pelos padres jesuítas das reduções do Guairá.

Curiosidades sobre a data

Na década de 1940, grupos de tradicionalistas criaram a Ronda Gaúcha, conhecida também como Ronda Crioula, que ocorria entre os dias 7 e 20 de setembro para festejar a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha. Em 1947, estudantes gaúchos se organizaram também para preservar as tradições e, no ano seguinte, fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Publicidade

Por meio da lei nº 4.850, de 11/12/1964, promulgada pela Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha, comemorada de 14 a 20 de setembro. Por isso, em 1996, o 20 de setembro foi oficializado como o Dia do Gaúcho, passando a ser feriado apenas no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Desfile de 20 de Setembro é cancelado em Santa Cruz do Sul

Em 25 de outubro de 1991, o governador Alceu Collares promulgou a lei nº 9.405, que transferiu para 20 de setembro a data da comemoração do Dia do Gaúcho. A matéria substituiu a lei nº 8.019, de 29 de julho de 1985, que instituía a comemoração em 20 de abril, data consagrada à instalação da primeira Assembleia Provincial Constituinte, em 1835.

Publicidade

Em 18 de setembro de 1995, por meio do Decreto estadual nº 36.180, o Dia do Gaúcho foi decretado como feriado no Rio Grande do Sul. Por esse motivo, a data ganhou mais destaque e comemoração.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.