Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CUIDADO

Dia do Fisioterapeuta: profissionais reforçam atenção a ações preventivas

Foto: Freepik.com

Dia do Fisioterapeuta é comemorado nesta quinta-feira, 13

O dia 13 de outubro é a data de celebração da profissão do Fisioterapeuta. O trabalho dos profissionais é vinculado à questão da reabilitação. A partir de equipamentos e novas técnicas, conseguem recuperar pessoas que tiveram os movimentos limitados em acidentes ou por sequelas de problemas cardiovasculares. Mas isso é só um pequeno exemplo, o que torna a profissão mais visível diante da sociedade. No dia a dia, vai muito além.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ângela Cristina Ferreira da Silva, e a subcoordenadora, Paula Bianchetti, destacam a forte atuação em outros níveis de saúde, como educação, promoção e prevenção em todas as faixas etárias. “Também traumatologia, ortopedia, neurologia, dermatofuncional, cardiovascular, respiratória, saúde pública, coletiva e mental, geriatria e gerontologia, reumatologia, órteses e próteses, pélvica (uroginecológica e obstétrica), pediatria, utilizando os diferentes recursos fisoterapêuticos que identificam a profissão: cinesioterapia, mecanoterapia, eletrotermofototerapia, aquática, terapia manual levando em conta as singularidades dos pacientes”, citam. 

LEIA TAMBÉM: Aluna do curso de Fisioterapia da Unisc desenvolve prótese 3D de membro superior

Publicidade

Trabalho dos fisioterapeutas tem sido intensificado em diferentes áreas, com foco também na prevenção

Uma das áreas de destaque é a respiratória, que foi historicamente uma das primeiras a se organizar como especialidade. “Estas patologias, como a fibrose cística, são constantemente revisitadas e aprimorados os protocolos de tratamento”, frisam. Os profissionais buscam uma área com a qual mais se identificam, priorizando aquela especialidade, e isso é muito mais forte na parte respiratória. “Na graduação, os estudantes têm conhecimento sobre as alterações e os tratamentos dispensados na vida profissional. No entanto, em algumas áreas de atuação é necessário formação específica.”

O foco na geriatria

A área de geriatria costuma demandar atenção, pois há imensa possibilidade de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, necessitando desse apoio estrutural, de autoestima, autonomia e segurança. “São fundamentais e passam a ser um dos focos dos fisioterapeutas, com a terapia ocupacional. Ao se unirem transformam a vida das pessoas, porque lhe proporcionam qualidade de vida, sem que percam sua identidade”, reforçam.

LEIA TAMBÉM: Exercícios físicos são essenciais para garantir o bem-estar na terceira idade; entenda

Publicidade

Muito desse trabalho também é voltado para pessoas que tiveram AVC, resultando em danos motores, e ficam com o lado psicológico abalado por eventuais sequelas. “A psicologia é muito importante, por isso, ações e trabalhos conjuntos ou concomitantes reforçam o desenvolvimento de habilidades deficitárias e perdidas. Valorizamos de forma muito forte o trabalho em equipe multiprofissional e interprofissional”, enfatizam as professoras.

Também é intensificado o trabalho para evitar quedas, desequilíbrios, de forma a propiciar manutenção de força e flexibilidade para seguir a vida de maneira ativa e saudável.

LEIA MAIS SOBRE SÁUDE

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.