A Osteopatia é uma especialização da fisioterapia que tem como principal objetivo buscar a homeostase, ou seja, ajudar o corpo a reestabelecer o equilíbrio e a promover a autocura. A fisioterapeuta Ana Claudia Lazzari Segatto, da clínica Antonio’s, explica que todos os sistemas do corpo humano se relacionam entre si e para que eles funcionem de forma correta é preciso que estejam em perfeito equilíbrio. “Se algum tecido estiver com aumento de densidade ou com alguma barreira e restrição, irá gerar uma repercussão negativa, provocando limitação de movimento e/ou dor”, atesta.
LEIA TAMBÉM: Dia do Fisioterapeuta: trabalho vinculado à questão da reabilitação
Segundo a profissional, que é pós-graduada em osteopatia, essa terapia utiliza técnicas manuais para melhorar a parte mecânica dos músculos e das articulações, a fluidez dos líquidos corporais, dos nervos e dos vasos sanguíneos e também a função das vísceras. Assim, consegue eliminar as barreiras, fazendo com o que o corpo recupere sua capacidade de autorregulação e de autocura, aliviando os sintomas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Publicidade
Indicações
As indicações independem da patologia/doença, porque visam sempre o alívio dos sintomas. O paciente é avaliado como um todo para que se possa identificar a origem da disfunção que está causando determinado sintoma e, a partir daí, realizar as técnicas específicas para poder tratar.
LEIA TAMBÉM: Curso de Fisioterapia da Unisc já formou 831 profissionais
Benefícios
- Alívio das dores.
- Melhora da amplitude de movimento.
- Redução da rigidez articular.
- Diminuição das tensões/contraturas musculares.
- Melhora da oxigenação e da circulação sanguínea dos tecidos.
- Bem-estar geral e melhora da qualidade de vida.
Como a osteopatia é feita?
Em uma primeira consulta, o profissional vai avaliar a situação do paciente, coletando informações sobre histórico de doenças na família, problemas de saúde, estilo de vida e hábitos alimentares. Nessa primeira sessão, a profissional irá onservar se há algum comprometimento nervoso e já irá tratar.Tanto a avaliação quanto o tratamento são feitos de acordo com a hierarquia dos tecidos priorizada pela Osteopatia (nervos, músculos e articulações, respectivamente). É importante destacar que, caso o profissional identifique alguma lesão ou um problema grave de saúde, ele poderá solicitar um encaminhamento médico, como para um ortopedista, por exemplo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Aluna do curso de Fisioterapia da Unisc desenvolve prótese 3D de membro superior
Somente após essa avaliação inicial, o osteopata poderá começar a parte manual. Geralmente são utilizadas apenas as mãos para entrar em contato com o corpo do paciente para trabalhar exatamente na causa da dor, aliviando os sintomas. Já a duração do tratamento vai variar de acordo com o problema do paciente.
Algumas pessoas perguntam sobre a validade dessa terapia, mas não há motivo para preocupação. O tratamento é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais de uma década, sendo inclusive recomendado e incentivado pela entidade. No Brasil, existe uma regulamentação pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), o qual qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado para ter essa especialização.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Procedimento inédito no Rio Grande do Sul é realizado em Santa Cruz
Quem pode fazer?
A maior parte das pessoas que buscam a osteopatia como uma terapia alternativa são os adultos e idosos; porém, a técnica também pode ser feita para as crianças e os adolescentes. Dessa forma, não há limite de idade mínima ou máxima para o tratamento. Pode ser também recomendada para gestantes, para aliviar os sintomas de dor nas costas e de inchaço nas pernas devido ao peso da barriga, amenizando assim o desconforto.
Dicas
A Osteopatia pode ser realizada de forma preventiva, buscando manter o corpo em total equilíbrio para evitar o surgimento de possíveis disfunções. Sempre que o paciente receber atendimento, é recomendado utilizar roupas confortáveis durante as sessões, para não dificultar a realização das técnicas.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade