ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Dia do Exército: cresce o interesse pela carreira militar

O 19 de abril é conhecido como o Dia do Exército. A data é celebrada em memória à Batalha de Guararapes, que ocorreu no estado de Pernambuco em 1649. Trazendo todo um contexto histórico, essa passagem marcou a luta contra a presença de holandeses no Nordeste brasileiro.

E em meio às celebrações do Dia do Exército, o ingresso nas fileiras militares segue representando um sonho para milhares de jovens. Nos últimos tempos, inclusive, cresceu a procura pelos cursos preparatórios para as provas de seleção. As inscrições para a Escola de Preparação dos Cadetes do Exército (EsPCEx) e para a Escola de Sargento das Armas (ESA) estão entre as que apresentaram maior demanda. Contribuem ainda para esse maior interesse a estabilidade, as gratificações e o regime de aposentadoria diferenciado.

Publicidade

Mas para se tornar um militar de carreira, não basta cumprir o serviço militar obrigatório. É preciso ser aprovado no concurso, que costuma ser concorrido, e passar por um amplo processo de formação. Aos que pretendem seguir o caminho das Forças Armadas, o professor de carreiras militares Nilton Matos destaca que é importante ficar atento a alguns detalhes e começar os estudos o quanto antes. Conhecer a instituição, as exigências do posto pretendido e suas características de provas é o primeiro passo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: como a tecnologia auxilia o Exército a formar combatentes

Oportunidade

Na página do Exército Brasileiro na internet, constam as informações acerca do ingresso na carreira militar em 2022. Dentre os requisitos globais, estão o ingresso mediante concurso, altura mínima de 1,60 para homens e 1,55 para mulheres. Os candidatos a oficiais têm que ser brasileiros natos. Para os praças, pode ser brasileiro nato ou naturalizado. Para EsPCEx/ESA, não pode ser casado ou ter dependente.

Publicidade

Até o dia 23 de maio, estão abertas as inscrições para a EsPCEx, para a qual é preciso ter no mínimo 17 e no máximo 22 anos até dezembro de 2023. A escolaridade exigida é o ensino médio concluído ou estar cursando o terceiro ano.
Ainda estão pendentes de abertura de inscrição a Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx) – Capelão, Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares (para engenheiros já formados em instituições civis).

Publicidade

Presença em Santa Cruz do Sul

Em Santa Cruz do Sul, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) está em atividade desde 31 de dezembro de 2004, quando passou a ocupar o extinto 8º Batalhão de Infantaria Motorizado. A presença da corporação no município é amplamente reconhecida e valorizada pela comunidade, que em diversos momentos pode contar com o apoio das equipes militares, como ocorreu recentemente nos mutirões de combate à dengue.

LEIA TAMBÉM: Formatura celebra o Dia do Exército em Santa Cruz

Qual o caminho a seguir?

Publicidade

Em geral, o ingresso na carreira militar ocorre por meio de colégios e academias específicas na formação de oficiais. Os candidatos precisam preencher alguns pré-requisitos regulamentados em leis existentes nas três áreas: Aeronáutica, Marinha e Exército.

Publicidade

O estudante que entra nessas instituições ainda enquanto está cursando o ensino médio já tem a possibilidade de conviver com o cotidiano acadêmico militar, desde o vestuário específico (uniforme), dinâmicas e métodos disciplinares, além de atividades físicas para melhorar seu condicionamento, outro requisito muito importante para quem pensa em dedicar-se à carreira militar. Tudo isso é relacionado com o estudo habitual de disciplinas vistas durante o período escolar.

Após a conclusão do ensino médio, dependendo de como for o desempenho do estudante, ele poderá ingressar em Academias de Formação de Oficiais, conhecidas também como Escolas Preparatórias. Hoje em dia, as principais instituições nesse segmento são as que estão ligadas pelas Forças Armadas, sendo, consequentemente, mantidas por elas também.

Publicidade

Publicidade

Entenda

LEIA TAMBÉM: Exército tem 76 anos de história em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta