Ciências da Natureza e Linguagens foram áreas trabalhadas na primeira edição de 2024 do Projeto de ImmersiON, do Colégio Marista São Luís, que ocorreu de 17 a 19 de julho, em Tramandaí. O Projeto proporciona que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio possam, além de realizar uma retomada dos conteúdos formais da educação básica para a realização de avaliações externas, fomentar o desenvolvimento de competências políticas, tecnológicas, ético-estéticas e afetivas, contribuindo para a formação de estudantes que sejam capazes de pensar o mundo com autoria, autonomia, criticidade, sendo cidadão de um mundo em transformação. A metodologia adotada nas imersões proporciona que os conteúdos sejam compreendidos através de experiências práticas.
Sempre proposta por áreas de conhecimento, os espaços são escolhidos pelos professores com base nas atividades propostas, usufruindo da infraestrutura da rede Marista no estado, ou que ofereçam a possibilidade de realização de atividades significativas e interação dos estudantes.
LEIA TAMBÉM: Dia dos Pais: um legado de amor e responsabilidade
Publicidade
De acordo com Bibiana Souza Gomes, uma das representantes de Turma do 3º Ano, a oportunidade foi uma experiência incrível para a turma. “Nesses três dias colocamos conteúdos de aula na prática, empinamos pipa para entender um pouco mais sobre aerodinâmica, visitamos locais e vimos de perto as mesmas coisas que experienciamos em sala de aula, como a vida marítima e o funcionamento dos parques eólicos. Além de ser uma viagem de aprofundamento de estudos, tivemos desafios que levaremos para a vida. Fomos divididos em cabanas, com diferentes quantidades de pessoas e cada grupo representava um país. Precisamos administrar o valor dado para cada cabana, para que pudéssemos realizar nossa janta e nosso café da manhã. As vivências desses três dias foram intensas e marcantes. Acredito que todos nós conseguimos evoluir nosso aprendizado, mas principalmente como estudante marista, o uso dos valores maristas foi um grande aliado nessa viagem”, garante a aluna.
Em 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante. Das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, a data é uma homenagem a todos eles.
Para entender as comemorações desse dia, é preciso voltar na história. Em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no Ensino Superior.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: O que fazer quando falece o autor de uma ação judicial
Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, que no Brasil também é celebrado no dia 11 de agosto, é uma forma de comemorar o início do ensino superior e das disciplinas jurídicas em solo brasileiro. Em 1927, durante as comemorações do centenário dessa data, o jurista Celso Gand Ley sugeriu que essa celebração fosse mais abrangente, comemorando também o Dia do Estudante. Outro fato que reforçou ainda mais as comemorações dessa data foi a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE) no dia 11 de agosto de 1937.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.