Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEMPRE ALERTA

Dia do Escoteiro tem atividades educativas online

Com as ações presenciais suspensas por causa da pandemia, o Dia do Escoteiro foi comemorado de uma forma diferente neste ano. O projeto Escoteiro Online foi lançado pelos Escoteiros do Brasil (UEB) com uma plataforma repleta de atividades educativas a distância, uma alternativa às usuais práticas ao ar livre e junto à natureza.

As ações comemorativas serão realizadas até o próximo sábado, 25, tendo como referência a data desta quinta-feira, dado que o 23 de abril foi escolhido como Dia do Escoteiro pelo fundador do movimento, Robert Baden-Powell, por ser o Dia de São Jorge.

LEIA TAMBÉM: Carreata em homenagem a São Jorge pedirá pela cura da pandemia

Publicidade

A iniciativa, disponível no link escoteirosonline.org.br, permite que o desenvolvimento do programa educativo proposto pela organização seja realizado neste momento de afastamento social, mesmo que de forma virtual, durante todo o período de isolamento. “Também é uma maneira de reforçar a importância do Movimento Escoteiro no enfrentamento da crise que toda a sociedade está passando neste momento”, explica o diretor-presidente do Grupo Escoteiro Mac-laren, Rodrigo Federizzi.

LEIA TAMBÉM: Escoteiros fazem repelente natural contra o Aedes aegypti

Atualmente há três grupos em atividade em Santa Cruz do Sul: Grupo Escoteiro Santa Cruz (Gesc), Grupo Escoteiro Maclaren e Grupo Escoteiro Marista São Luís. Existe ainda um quarto em processo de formação. Se nos anos anteriores os grupos se reuniam para celebrar a data especial com acampamentos ou ações sociais, pela primeira vez as atividades serão online. “O escotismo surgiu há mais de cem anos e sempre atuamos de modo a contribuir na construção de um mundo melhor. Agora não seria diferente. Este novo projeto, mais do que uma medida de enfrentamento à crise atual, é também uma maneira inovadora de praticar o escotismo”, salienta Federizzi.

Publicidade

Entre as sugestões previstas no site, indicadas para cada faixa etária, estão colagens, acampamentos em casa, gravação de vídeos realizando nós escoteiros e análises sobre como evitar o desperdício de alimentos em casa. Conforme o diretor do Maclaren, a plataforma propicia uma proposta educativa a milhares de famílias que estão procurando alternativas saudáveis de educação e entretenimento, enquanto permanecem no isolamento domiciliar.

LEIA TAMBÉM: Sombrinhas ganham novos usos por meio da reciclagem

Histórico
O movimento escoteiro foi fundado na Inglaterra em 1907 e rapidamente espalhou-se por vários países, chegando à América do Sul em 1908, no Chile. A União dos Escoteiros do Brasil (UEB), atual Escoteiros do Brasil, foi fundada no ano de 1924, como resultado da união de diversas associações.

Publicidade

De acordo com Federizzi, em Santa Cruz há registros de um evento escoteiro na década de 1920, em frente à Igreja Evangélica. O Colégio Marista já abrigou uma unidade escoteira na década de 1960, mas o grupo se dissolveu após algum tempo. Com o ressurgimento do movimento na década de 1980, em 15 de março de 1986 foi fundado o Grupo Escoteiro Santa Cruz. O Maclaren foi fundado em 2008 e em 2018 o Grupo Escoteiro Marista São Luís.

LEIA TAMBÉM: Escoteiros de Sobradinho participam de encontro internacional

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.