O Dia do Desafio, criado nos anos 1980 no Canadá, existe para relembrar que o exercício físico faz bem para todo mundo. Para que esses benefícios realmente possam ser acessíveis a todos, nos últimos anos o Sesc/RS inseriu na programação, atividades inclusivas, com o objetivo de promover os paradesportos e incentivar também as pessoas com deficiência a praticarem esportes. Neste ano, o evento será realizado nesta quarta-feira, 25, e contará com ações inclusivas em todo o Estado – algumas voltadas também a pessoas sem deficiência, para estimular o exercício de se colocar no lugar do outro.
Na região, diversas cidades têm programação em parceria com o Sesc/RS. Em Venâncio Aires, duas modalidades paralímpicas – bocha e basquete em cadeira de rodas – estão entre as principais atrações do dia. A programação ocorre das 8 horas às 16 horas, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à igreja, e conta com a parceira da equipe de basquete em cadeira de rodas da Aspede de Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Dia do Desafio vai retomar as atividades presenciais neste ano
Publicidade
As escolas do município também farão parte das atividades. Haverá ainda caminhada da Maturidade Ativa Sesc, intervenções no comércio, apresentação de dança, aula de funcional kids e ações com apoio da turma de Educação Física do Grupo Uninter. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Brigada Militar, também estará promovendo tarefas no local. Além disso, o Dia do Desafio promove o Desafio Solidário, que, neste ano, vai arrecadar caixinhas de leite UHT em todas as unidades do Sesc/RS, Senac e Sindicatos filiados à Fecomércio-RS. Os itens doados serão destinados a entidades sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc.
Em Santa Cruz do Sul, a programação já inicia às 5h30, com o treino solidário dos grupos de corridas da cidade. A saída será da frente à academia Sesc, na Rua Ernesto Alves, 1042, e não exige inscrição prévia. O dia seguirá cheio de atividades em escolas, comércios, indústrias, academias, clubes, projetos sociais da Prefeitura, Unisc, Unimed, entre outras. No encerramento, às 18h30, haverá treino solidário dos grupos de ciclismo. Ambos os treinos, de abertura e encerramento, farão parte da campanha de doação de um litro de leite UHT de caixinha, que será destinado ao Mesa Brasil do Sesc. O time do União Corinthians fará um treino alusivo ao Dia do Desafio. A programação do clube também inclui treino de basquete em cadeira de rodas, no ginásio, às 19 horas.
LEIA TAMBÉM: Estudo do Inca revela que atividade física atua no controle do câncer
Publicidade
Em outras cidades como Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Passo do Sobrado, Vale Verde, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Paverama e Taquari também haverá atos pontuais para marcar a data. Já em Porto Alegre, a sede da Fecomércio-RS, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) e o Largo Glênio Peres oferecerão ao público a oportunidade de praticar diversos paradesportos, como vôlei sentado, corrida para pessoas com deficiência visual, judô e bocha adaptada. O Largo Glênio Peres também recebe um bate-papo com os atletas paralímpicos Danielle Barcelos e Fernando Boeira, atletas do vôlei sentado, Vanderson Chaves e Mônica dos Santos, da esgrima em cadeira de rodas e José Arthur Quines Furtado, da natação, a partir das 10h30.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.