Aconteceu nessa quarta-feira, 25, o Dia do Desafio. A data é celebrada internacionalmente e serve para lembrar a importância do exercício físico para promoção da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, para entrar no grupo de pessoas consideradas ativas, é preciso se exercitar 150 minutos com intensidade moderada a intensa semanalmente, ou 30 minutos diários, cinco vezes na semana.
Durante a pandemia, segundo dados da Unesco, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo inteiro. Mesmo antes, cerca de 80% da população jovem vivia de maneira sedentária. Por isso, o 28° Dia do Desafio era importante não só para reafirmar a importância do exercício na vida de todos, mas também retomar esse momento dedicado à saúde.
LEIA TAMBÉM: Pessoas com asma devem redobrar cuidados no outono e no inverno
Publicidade
O Sesc de Santa Cruz do Sul promoveu uma gama de atividades. As ações movimentaram as escolas, o comércio, os bairros e todos aqueles que quiseram participar. Durante a programação houve momentos de alongamento, dança, futebol, ginástica, judô e hidroginástica, entre outros. Segundo o técnico em Esporte e Lazer do Sesc Santa Cruz, Michel Costa, o Dia do Desafio teve resultados além do esperado. “Foi surpreendente, as pessoas participaram. Conseguimos atingir nossa meta, que era mobilizar o maior número de pessoas praticando atividades físicas.”
Além dos benefícios à saúde, essa programação tem um movimento de solidariedade. O Desafio Solidário é uma campanha estadual promovida pelo Sesc/RS, Senac e sindicatos filiados à Fecomércio que arrecadou caixas de leite para doação. Os itens serão encaminhados para entidades sociais inscritas no programa Mesa Brasil Sesc.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa inédita no Estado aponta que para cada quatro meninos existe uma menina com autismo
Publicidade
Em Sinimbu também houve momentos de estímulo e práticas. A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, em parceria com o Sesc de Santa Cruz, mobilizou a comunidade com tarefas nas escolas e no Centro, junto às indústrias. Em Venâncio Aires não foi diferente. O Dia do Desafio foi retomado cedinho na Travessa São Sebastião Mártir. A concentração iniciou-se às 7h30, mas a abertura oficial no município ocorreu às 8 horas. Foram realizadas intervenções no comércio, aula de treinamento funcional para crianças, atividades nas escolas e exercícios com o grupo da maturidade ativa.
LEIA TAMBÉM: Período de frio aumenta em mais de 100% a procura por atendimento na saúde
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.