Há mais de 20 anos, na última quarta-feira de maio o Brasil e o mundo se mobilizam em uma competição saudável no Dia do Desafio. O objetivo é unir a população em torno do exercício físico. Não precisa ser atleta para participar, basta fazer 15 minutos consecutivos de alguma atividade. Nesta quarta-feira, 25, Santa Cruz do Sul e outras cidades da região vão participar do Dia do Desafio 2016. O município enfrentará San Pedro Sacatapequez, da Guatemala. O confronto é entre dois municípios de porte populacional semelhante e aquele que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
As primeiras atividades ocorreriam já no início da madrugada, com a prática da corrida. Segundo o técnico em Esportes e Lazer do Sesc, Michel Rosa da Costa, o grupo sairia da Catedral São João Batista e correria até a Avenida do Imigrante, retornando para o ponto de partida. Ao longo de todo o dia atividades serão realizadas na unidade do Sesc Santa Cruz (Rua Ernesto Alves, 1.042). A programação completa está no Portal Gaz. Mas para integrar o Dia do Desafio, qualquer um pode praticar onde estiver e avisar a Unidade (3713 3222), para que seja computado. É preciso ser feito durante 15 minutos.
Já na madrugada de quarta-feira, um grupo se reuniu para praticar exercícios e marcar o Dia do Desafio
Publicidade
PELA REGIÃO
Em 2016, o Rio Grande do Sul tem 492 cidades inscritas para participar da competição do Dia do Desafio. Na região do Vale do Rio Pardo há atividades programadas em Rio Pardo, Candelária, Venâncio Aires e Boqueirão do Leão. Veja na lista quem enfrenta quem nesta competição mundial:
Santa Cruz do Sul x San Pedro Sacatepéquez (Guatemala)
Publicidade
Encruzilhada do Sul x Taxisco (Guatemala)
Pantano Grande x S. Cruz da Conceição (São Paulo – Brasil)
Rio Pardo x Guira de Melena (Cuba)
Publicidade
Passo do Sobrado x Zarcero (Costa Rica)
Vale Verde x Moraújo (Ceará – Brasil)
Venâncio Aires x San Martin Jilotepeque (Guatemala)
Publicidade
Sinimbu x Tarumã (São Paulo – Brasil)
Vera Cruz x Curuzu Cuatiá (Argentina)
Candelária x Urbano Noris (Cuba)
Publicidade
Herveiras x Porto Barreiro (Paraná – Brasil)
Gramado Xavier x Zapatón de Chires de Puriscal (Costa Rica)
Sobradinho x Nova Granada (São Paulo – Brasil)
Arroio do Tigre x Raxsruhá (Guatemala)
Mato Leitão x Pracinha (São Paulo – Brasil)
Boqueirão do Leão x Gália (São Paulo – Brasil)
Origem
O Dia do Desafio surgiu no Canadá em 1983 em pleno inverno com a temperatura de 20 graus negativos. O prefeito de uma pequena cidade sugeriu uma ação coletiva. A ideia era que às 15 horas todos apagassem as luzes, saíssem de casa e fizessem uma caminhada de 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
This website uses cookies.