Data fixa no calendário dos lojistas de todo o Brasil, o Dia do Consumidor, celebrado nesta terça-feira, 14, também chama atenção de possíveis criminosos, que se aproveitam do momento para aplicar golpes e divulgar sites falsos. Entre as estratégias para captar essas vítimas, estão as páginas falsas nas redes sociais, com mensagens tentadoras para atrair consumidores vulneráveis e furtar informações bancárias ou outros dados pessoais.
Além disso, os golpistas se passam por vendedores em aplicativos de mensagens, encaminhando boletos fraudulentos ou códigos Pix direcionados para as próprias contas. “Na dúvida, não clique e cheque a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa. Assim, você não corre risco de sofrer prejuízos financeiros ou danos emocionais”, explica Aline Sanchez, gerente da Serasa.
OPINIÃO: Fraudes e golpes
- Pesquise sobre a empresa
- Confira os dados comerciais sobre o e-commerce antes de fazer qualquer transação online. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, canais de contato e CNPJ, de preferência, na página principal. Além disso, conheça a reputação da empresa, para entender o que as pessoas andam falando sobre as experiências. Também é possível pesquisar a idoneidade do site em órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.
- Fique de olho na certificação digital
- Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança dos clientes buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.
- Atente aos textos e mensagens
- Procure pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são idôneos, construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas.
- Fuja de promoções mirabolantes
- Fique atento a mensagens agressivas, como “últimos minutos para aproveitar” ou “desconto imperdível”, que envolvam promoções mirabolantes e pouco prováveis. Avalie com calma e busque em sites semelhantes, pois preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.
- Conecte-se em dispositivos seguros
- Utilize WiFi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de internet. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal-intencionadas.
- Peça indicações
- Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet. Também vale a pena procurar experiências e depoimentos de consumidores nas redes sociais, a partir de hashtags e comentários nos perfis das marcas.
- Guarde os comprovantes das compras
- Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam com dados da transação. Esses documentos podem ser úteis no futuro para comprovar que realizou a transação e, em caso de golpe, denunciar sites falsos e criminosos.
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Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.