ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Dia do Comerciante: resiliência e capacidade de adaptação

Hoje é o Dia do Comerciante. Essa data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços. Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do País.

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o patrono do Comércio Brasileiro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Frio impulsiona a venda de aquecedores e agasalhos em Santa Cruz

Publicidade

Nascido em 16 de julho de 1756, Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal. Uma de suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

O valor do comércio nos dias de hoje

Mais de dois séculos depois do grande ato do visconde de Cairu, é inegável a contribuição que ele prestou. Com a dependência reduzida da Coroa, foi possível que a nação desse seus primeiros passos comerciais, de modo a desenvolver progressivamente um mercado interno próprio.

Publicidade

O comércio é o grande herdeiro desse período. Hoje, o setor representa mais de 10% da economia nacional e é um dos grandes geradores de emprego, permitindo que famílias tenham renda e sustento.

Publicidade

Na Gazeta do Sul desta terça-feira, circula um encarte especial a respeito da data. Confira abaixo na íntegra*

*Caso não consiga visualizar a prévia do documento, clique em “Baixar”, para ter acesso ao PDF.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta