Neste sábado, 16, em todo o Brasil, comemora-se o Dia do Comerciante. Instituída pela Lei 2.048, em 1953, a data foi escolhida em homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio, pela sua contribuição à abertura do comércio do Brasil com as nações amigas. Contudo, as ações do Visconde iniciaram-se muito antes dessa data criada em sua homenagem. Durante o século 19, Cairu já trabalhava em prol do comércio e dos comerciantes do Brasil. Não à toa, é considerado o Patrono do Comércio Brasileiro.
LEIA TAMBÉM: Campanha do Sindilojas, Sesc e Senac distribui mais de mil livros na região
O comércio é uma das práticas profissionais mais antigas do mundo. É quase impossível identificar, com precisão, o momento histórico em que se iniciou a atividade mercantil. Antes mesmo de existir uma moeda de valor, no caso o dinheiro, a prática de comercializar e os comerciantes já se faziam presentes no cotidiano dos seres humanos, quando trocavam “coisas” entre si. Entretanto, mesmo sendo a profissão de comerciante uma das mais antigas na história, ela não ficou paralisada no tempo. Pelo contrário, continua evoluindo e se adaptando às tendências na medida em que a humanidade também progride.
E, para marcar a data, a Gazeta do Sul entrevista o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode.
Publicidade
Gazeta – Qual o papel e importância do comerciante para a economia? Considerando os dados mais recentes da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS), o setor é uma das principais forças da economia das cidades. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, antes da pandemia, 8,9% dos empregos formais de nosso município tinham vínculo com o comércio. E veja que esse índice não considera supermercados, farmácias e revendas de veículos e autopeças. São lojas de roupas, eletrodomésticos, eletrônicos e tudo mais que nossa variada rede de varejo tem. Pensando assim, podemos considerar que o segmento é um dos grandes responsáveis pela oferta de vagas, mas sobretudo pela geração de impostos e movimentação da economia. Significa oportunidade de emprego para uma mão de obra cada vez mais qualificada. A grande maioria dos trabalhadores tem Ensino Médio concluído, e uma parcela bastante grande, em nível superior. Isso mostra também a qualidade do nosso comércio varejista, no que se refere ao atendimento ao cliente.
LEIA TAMBÉM: Nova diretoria do Sindilojas é empossada
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.