Quando o assunto é coração, todo cuidado é pouco. Além de cuidar da saúde de forma habitual, para viver uma vida de forma plena é necessário realizar exames e consultas para verificar como está o funcionamento do sistema circulatório. É aí que entra o médico cardiologista, o responsável por cuidar do músculo mais importante do nosso corpo: o coração.
O profissional dessa área é extremamente importante quando o assunto é saúde do coração, já que se dedica com muita responsabilidade na avaliação e diagnóstico de todo o sistema circulatório. Além disso, há várias especialidades dentro da área que são muito interessantes para entender melhor o trabalho desses profissionais e para obter um conhecimento mais amplo sobre esse assunto.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais são as doenças de coração mais comuns
Publicidade
Algumas especialidades
- Ecocardiografia – O médico cardiografista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções atreladas ao sistema cardiovascular, sendo aquele que realiza exames de ecocardiografia. Além de orientar pacientes, pode fornecer laudos, prescrever medicamentos e, se necessário, encaminhar o paciente para a realização de outros exames.
- Ultrassonografia – O médico ultrassonografista é responsável pela realização de exames de ultrassom geral. Ele é o especialista que avalia e diagnostica como estão as estruturas superficiais e internas do corpo.
- Pneumologia – É uma área da cardiologia que tem o objetivo de estudar e investigar doenças relacionadas ao aparelho respiratório. Assim, o especialista avalia como estão os pulmões, traqueias e brônquios do paciente.
- Ergometria – O profissional de ergometria faz o diagnóstico de afecções cardiovasculares e também atua na avaliação terapêutica, tanto para fins de condicionamento físico como de reabilitação.
As especialidades médicas do profissional
- Por ser responsável pelo diagnóstico e tratamento do paciente de diversas doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, o cardiologista também pode realizar diferentes técnicas de cirurgia e transplantes.
- Dentro da cardiologia, há algumas subespecialidades: a ecocardiografia, a ultrassonografia, a ergometria e a pneumologia são algumas delas.
LEIA TAMBÉM: Aapot está com nova campanha de arrecadação
Dia do cardiologista
Dia 14 de agosto é considerado oficialmente o Dia do Cardiologista. A data foi estabelecida em 2007, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho desse profissional, assim como reforçar a importância dos cuidados com a saúde do coração.
A data faz alusão ao dia de fundação da própria SBC, em 1943.
A intenção é estimular a consciência da população sobre a atenção indispensável que deve ser dada à saúde, no sentido de evitar problemas cardiovasculares, já que as doenças desse tipo são as que representam os maiores índices de morte por ano no mundo.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade