O feriado de 1º de maio foi um dia de saudosismo e celebração para os ex-militares que serviram no 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz). A Associação dos Oficiais Militares de Santa Cruz do Sul (Aomscs) promoveu o 15º encontro dos oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados que atuaram na extinta unidade, presente no município de 1940 até 2004, quando deu lugar ao atual 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). No local, houve exposição de veículos, equipamentos e fotografias e apresentação da banda do 7º BIB. Ao final, foi oferecido um almoço a todos os presentes.
Para o comandante do 7º BIB, tenente-coronel Marcelo Soares, é uma grande satisfação para a unidade poder sediar novamente o evento após a interrupção causada pela pandemia. “Embora o 8º BIMtz tenha sido extinto, permaneceram as mesmas instalações e o mesmo pessoal, então a alma do batalhão ainda existe aqui dentro”, disse. Ele destacou a importância de relembrar a memória e cultuar as amizades, o companheirismo e a camaradagem existentes entre os militares que atuaram na antiga unidade. “Fico muito feliz de poder receber todos vocês aqui no dia de hoje”, completou.
LEIA TAMBÉM: 7º BIB está sob o comando do tenente-coronel Marcelo Soares de Oliveira
Publicidade
Para o presidente da Aomscs, Jones Alei da Silva, o encontro é também uma celebração. “Vejo no semblante de cada pessoa a alegria e a satisfação de poderem estar aqui hoje e por terem tido o privilégio de servir no 8º BIMtz”, afirmou. Ele agradeceu ao comando do 7º BIB por oferecer as instalações da unidade para realização do evento, ao Clube dos Subtenentes e Sargentos e demais parceiros que auxiliaram na organização, bem como aos membros da associação que atuam para manter viva a memória do 8º BIMtz e promovem a integração entre os ex-militares.
Um dos mais antigos militares presentes foi o coronel Juvêncio Saldanha Lemos, ex-comandante da extinta unidade. Ele foi mais um a salientar a importância desse reencontro para manter vivas as memórias e as amizades dos tempos de caserna. “É um imenso prazer estar aqui nos dias de hoje. Tenho certeza que a blindagem não apagou nos corações dos soldados o orgulho de serem infantes.” Ele ainda convidou a todos para que prestigiem o evento sempre que possível. “Enquanto ainda estiverem de pé e vivos venham no dia 1º de maio aqui no Nosso Batalhão.”
Visita dos EUA
O reencontro é tão marcante que leva alguns ex-integrantes a virem até mesmo de outros países para ver os amigos. É o caso de Antônio Carlos Brasil, que formou-se no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e serviu no 8º BIMtz entre 1972 e 1979. Ele veio dos Estados Unidos especialmente para o evento. “A vida militar é marcante, as pessoas que a gente encontra no Exército são memoráveis, então eu fico muito feliz de participar desse evento e reencontrar os velhos amigos”, disse.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Helena Hermany recebe Medalha do Exército Brasileiro no 7º BIB
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade