ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Dia de Campo aborda como reduzir o custo de produção na atividade leiteira

Um Dia de Campo sobre Estratégias para reduzir custos de produção na bovinocultura de leite ocorre nesta sexta-feira, 6, a partir das 13h30, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Embrapa e Afubra.

São esperados bovinicultores de leite familiares que possuem a criação à base de pasto. A atividade visa sensibilizar os produtores sobre a importância da alimentação para o rebanho, num momento em que os custos de produção com alimentação estão elevados. Os temas serão Planejamento forrageiro: organizando para vencer dificuldades; Alimentos conservados: como produzir mais leite e mais barato; e Pastagens perenes tropicais são milagrosas?.

Publicidade

O extensionista rural Vivairo Zago, assistente técnico regional da Emater, explica que os assuntos foram escolhidos devido aos custos de produção da atividade leiteira. “Trata-se de um período de vazio forrageiro outonal, e cabem técnicas importantes de manejo das pastagens para amenizar seus efeitos”, comenta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Fazenda do Cedro destaca-se com leite de búfalas

Segundo Zago, a alimentação para o rebanho é primordial para definir o resultado econômico da atividade. Para as matrizes leiteiras, os sistemas à base de pasto – sendo a pastagem o principal componente volumoso, além da silagem de milho ou cereais de inverno, mais o componente proteico como ração e minerais – constituem a dieta adequada para o rebanho.

Publicidade

“O planejamento forrageiro, ou seja, ter pasto em quantidade e qualidade a maior parte do ano, utilizando-se de diversas espécies e variedades disponíveis, reduz os custos de produção e torna a atividade mais rentável. E, acima de tudo, uma vaca bem alimentada é mais sadia”, observa o extensionista.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Produção de feno é incentivada no Espaço Casa da Emater

Serviço

Emater atende 900 bovinicultores na região

O extensionista rural Vivairo Zago explica que cerca de 900 famílias ligadas à bovinocultura de leite são atendidas na região administrativa da Emater de Soledade. A produção anual é de 150 milhões de litros, conforme levantamento realizado no ano passado.

Publicidade

As propriedades rurais familiares têm como característica as áreas pequenas, com mão de obra familiar, produção de pastagens na propriedade e silagem em área própria e arrendada. As principais raças de vacas leiteiras são a Holandesa e a Jersey. “Nem todas as propriedades se dedicam somente ao leite. Há o cultivo de tabaco, entre outras atividades”, observa Zago.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto incentiva construção de cisternas em propriedades

A bovinicultura de leite é uma atividade importante para o desenvolvimento econômico. Garante renda e melhor qualidade de vida para as famílias e preserva o meio ambiente, pois o cultivo de pastagens favorece o solo, possibilitando maior infiltração de água e melhores condições químicas e físicas, quando bem manejado.

Publicidade

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta