O segundo domingo de maio é especial para as famílias. É neste dia que filhos retribuem todo o carinho e atenção que receberam das suas mães, madrinhas, tias e avós. A data, que neste ano deve ser comemorada de um modo diferente em razão das regras de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus, é mais do que um momento de confraternização. É também de afeto, reconhecimento e retribuição.
No Brasil, o Dia das Mães foi estabelecido no governo de Getúlio Vargas em 1932, mas suas origens são anteriores. Oficialmente há registros de que a data passou a ser celebrada nos Estados Unidos no começo do século 20. No entanto, historiadores apontam semelhanças entre essa data comemorativa e algumas celebrações realizadas na Antiguidade clássica, isto é, na Grécia e Roma antigas.
Apesar de não haver associação direta entre a celebração moderna com a realizada na Antiguidade, pesquisas apontam que a figura materna é reverenciada há bem mais tempo. Na Grécia, por exemplo, celebrava-se Reia, a mãe dos deuses.
Publicidade
Voltando-se para as comemorações contemporâneas, a origem mais difundida remete a Anna Jarvis. Ela ficou conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil americana. Frequentadora da igreja metodista, Anna dedicou sua vida ao ativismo social. Ela o iniciou promovendo ações que possibilitaram a melhoria das condições sanitárias de sua comunidade. Lá ela criou o Mother’s Day Work Clubs, uma instituição voltada para melhorar as condições sanitárias de algumas cidades na Virgínia Ocidental. Nesse trabalho, dava assistência às famílias que necessitavam de ajuda, e orientava-as para que elas tivessem boas condições sanitárias, de forma a evitar doenças.
Durante a Guerra Civil americana, entre 1861 e 1865, passou a trabalhar no socorro a soldados feridos, tanto dos confederados quanto daqueles que lutavam pela União. Depois que a guerra terminou, Anna criou um clube para que ações fossem tomadas de maneira a garantir o entendimento e o convívio pacífico entre famílias de soldados que lutaram de diferentes lados. Esse clube contou com o envolvimento de outras mães. Juntas elas criaram o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para celebrar-se a paz.
Foi graças a isso, que o Dia das Mães foi criado como uma homenagem a ela. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe. O trabalho de Anna Jarvis fez com que um memorial em sua homenagem fosse realizado em maio de 1908 – esse foi o primeiro Dia das Mães.
Publicidade
No Brasil, a data passou a ser conhecida a partir de 12 de maio de 1918 em Porto Alegre, a partir de uma ação promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul. Com o passar do tempo, além de reforçar a defesa feminina, o Dia das Mães passou a ser marcado pela troca de presentes como forma de retribuir toda a dedicação e importância das mães não apenas com seus filhos mas também com toda a sociedade.
Sugestões
– Como o Dia das Mães é celebrado em uma época em que os dias começam a ficar mais frios, antecipando a chegada do inverno, o comércio já começa a disponibilizar artigos como malhas e lãs. Dentre as peças que sempre são boas pedidas para o guarda-roupas das mamães, estão as blusas e os casacos. Acessórios como lenços e bolsas também são uma boa pedida.
Publicidade
– Para as mães que não abrem mão da aparência, brincos, pulseiras e anéis em metais nobres ou semijoias sempre estão em alta. Para a próxima estação, peças com pérolas voltam com tudo. Delicados e com um toque de romantismo, esses itens são versáteis e ficam bem em qualquer ocasião. Brincos dourados, em uma referência aos anos 90, fizeram sucesso nas passarelas com as tendências para o inverno, assim como as pedras coloridas.
– Perfumes, maquiagens e hidratantes corporais também costumam ser certeiros. Para o Dia das Mães, as principais marcas do mercado apresentaram uma série de lançamentos.
Para começar bem o dia
Dentre os presentes que sempre fazem sucesso junto às mães estão as flores, sejam elas em vasos, arranjos ou buquês. Além dessas opções, uma sugestão que está em alta é a confecção de cestas personalizadas com biscoitos, flores, vinho, espumante ou suco.
Publicidade
Kits para o café da manhã também são uma boa pedida. Preparados com todo o cuidado, ainda mais diante das recomendações de higienização decorrentes da pandemia do novo coronavírus, esses presentes são uma boa opção para presentear no próximo domingo.