As vendas de Dia das Crianças devem se manter no mesmo patamar nominal de outubro de 2020, segundo avaliação da Fecomércio-RS. Em termos reais, isto é, descontando a inflação dos produtos tipicamente comprados nesta data, o Dia das Crianças de 2021 deve ter uma queda real de 3%. Contribuem para este cenário a persistência do desemprego, aumento de preços de produtos essenciais, como alimentação, energia elétrica e combustível, alta dos juros, queda na renda real e redução da população de crianças no Rio Grande do Sul.
Além disso, a base de comparação para a data – outubro de 2020 – é considerada elevada, já que, apesar da pandemia, no ano passado, as vendas do período foram 10,4% superiores (em termos nominais) ao registrado em outubro de 2019, considerando os itens tipicamente adquiridos para a data. Entre os presentes mais procurados, os brinquedos devem ser os protagonistas. Entretanto, vestuário, calçados e eletrônicos também devem ser impactados.
Mesmo com a retomada das atividades e o aumento da circulação de pessoas estimulando o consumo, os comerciantes devem se preparar para receber um consumidor cauteloso diante das incertezas econômicas, alerta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Apesar da geração de vagas no mercado de trabalho formal, as pessoas com menor renda ainda são as mais afetadas pela falta de emprego e queda da renda real, e são justamente essas as famílias que concentram o maior número de crianças.
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Entre as estratégias sugeridas para encarar as adversidades do momento econômico e enfrentar a concorrência, o presidente da Fecomércio-RS ressalta a importância de focar no atendimento. “Os negócios de menor porte devem intensificar a atuação multicanal. É fundamental ter presença no meio digital para facilitar o acesso do consumidor ao negócio e dar a ele o que de melhor uma pequena empresa pode dar ao seu cliente: atendimento personalizado. Isso faz a diferença na experiência do consumidor e potencializa as vendas”, lembra Bohn.
Como já é costume em datas comemorativas, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul lança novamente a campanha CDL Presente com Você – Os melhores presentes vêm do coração. A cada R$ 50,00 em compras nos estabelecimentos participantes, o consumidor recebe um cupom (limitado a 20 cupons por compra) para concorrer a vales-compras com valores entre R$ 100,00 e R$ 2,5 mil nas mais de 50 lojas participantes. O sorteio está marcado para o dia 15 de outubro.
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