A pouco mais de uma semana para o Dia das Crianças, o comércio se prepara para uma das datas mais importantes para o varejo. A comemoração deve movimentar R$ 13,6 bilhões, valor maior do que o registrado no ano passado, quando foi comercializado R$ 10,93 bilhões. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças.
Em média, os consumidores pretendem comprar dois presentes e gastar cerca de R$241,60 na compra. Essa expectativa expressa aumento de R$ 42,00 em relação ao ticket médio de 2021. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais. A maioria pagará os produtos à vista (79%) e 43% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (39%), PIX (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de três prestações.
LEIA TAMBÉM: Pais já podem inscrever os filhos nas vagas de educação infantil em Santa Cruz
Publicidade
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância de o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista. “Vivemos um momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento, principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma.
O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz destaca que a data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano. “Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O setor passou por dois anos duros e agora conta com as vendas da data para compensar as perdas dos últimos tempos”, explica.
LEIA TAMBÉM: Menor de idade pode entrar sozinho na Oktober? Veja regras para o acesso de crianças e adolescentes
Publicidade
De acordo com a pesquisa, as dificuldades impostas pela crise são as principais razões para aqueles que planejam desembolsar menos. Entre os que pretendem não gastar tanto este ano, 49% querem economizar, 39% citam o aumento da inflação e 34% estão com o orçamento apertado.
A pesquisa aponta ainda que entre os que não pretendem dar presentes, 36% não possuem crianças na família ou no círculo de amigos que queiram presentear, 20% não têm dinheiro e 15% vão priorizar o pagamento de dívidas. 71% consideram que os produtos estão mais caros este ano, se comparados ao ano passado.
LEIA TAMBÉM: Carreata da CDL destaca campanha alusiva ao Dia da Criança
Publicidade
De acordo com o levantamento, 76% dos consumidores pretendem pagar todos os presentes sozinhos, enquanto 20% pretendem dividir o valor com outras pessoas. Os principais motivos para dividir a compra dos presentes são: reduzir os gastos (46%), o aumento dos preços dos presentes (28%) e o fato de estar com o orçamento apertado (26%). 62% pretendem dividir o pagamento das compras com o cônjuge, 21% com o pai ou mãe da criança e 20% com outros familiares.
De acordo com os consumidores entrevistados, os presentes mais procurados são: roupas e calçados (44%), bonecas (40%), jogos de tabuleiro e educativos (28%) e carrinho de brinquedo (20%). Os principais locais de compra dos presentes estão concentrados nas lojas físicas (53%). 47% das compras serão pela internet. Os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar são: preço (52%), promoções e descontos (43%), a qualidade dos produtos (41%) e frete grátis (34%).
LEIA TAMBÉM: Associação do Comércio de Candelária lança a campanha Natal Premiado
Publicidade
A pesquisa revela ainda que muitos dos compradores estão com orçamento apertado. De acordo com os entrevistados, 27% costumam gastar mais do que podem com as compras do Dia das Crianças. Entre os que vão presentear nesta data, 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar o presente e 31% estão atualmente com alguma conta em atraso, sendo que 71% destes estão com o nome sujo.
Ainda que esse comportamento impulsivo seja bastante presente, a maioria (79%) pretende fazer pesquisa de preço antes de comprar o presente. O principal local de pesquisa será a internet (80%), enquanto 65% farão pesquisa de preço off-line, principalmente nas lojas de shopping (42%) e de rua (34%).
LEIA TAMBÉM: Confiança do consumidor é a melhor desde 2020
Publicidade
O próximo sorteio da Campanha Show de Prêmios CDL Presente com Você, alusivo ao Dia das Crianças, será no dia 14 de outubro, às 17 horas, na Casa da CDL Santa Cruz, na Praça Getúlio Vargas, e conta com apoio da Brincasa e Rippel Papelaria. Entre os prêmios serão sorteados um vale-compras de R$ 100,00 das empresas participantes da campanha; um vale-compras de R$ 150,00 da Afubra; um vale-compras de R$ 150,00 da Brincasa; um vale-compras de R$ 150,00 da Rippel Papelaria; um vale-compras de R$ 500,00 da Brincasa; um vale-compras de R$ 500,00 da Rippel Papelaria e um vale-compras de R$ 2,5 mil da Afubra. O patrocínio geral é da Sicredi, Afubra e Valecross.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.