Categories: Geral

Dia da Voz é comemorado neste sábado e alerta para cuidados com as cordas vocais

O Dia Mundial da Voz é celebrado neste sábado, 16. As comemorações que deram origem à data foram criadas em 1999 no Brasil, em uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV). Posteriormente, outros países aderiram à campanha e esse dia passou a ser reconhecido em vários lugares do mundo. Todos os anos, são escolhidos temas para dar nome às campanhas. Neste ano, Sua voz importa é o slogan.

Fonoaudióloga Berenice: qualquer dificuldade na produção de voz merece atenção | Foto: Rodrigo Assmann

O Dia Mundial da Voz busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e da análise de possíveis sintomas que, muitas vezes, são ignorados, mas podem indicar alteração ou até mesmo doenças nas cordas vocais. Segundo a conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Berenice Menezes, qualquer dificuldade na produção de voz pode ser considerada um problema e, se persistir por mais de 15 dias, deve ser investigada.

Uma das principais dicas de Berenice para manter os cuidados é ingerir bastante água, uma vez que a hidratação contribui para o funcionamento das pregas vocais, reduzindo o esforço e aumentando o rendimento vocal. “Por outro lado, ingerir bebidas alcoólicas pode causar danos. O seu consumo em excesso diminui o controle da voz, irrita os tecidos da laringe e aumenta a chance de um abuso vocal”, alerta.

Publicidade

LEIA MAIS: Dia Mundial da Voz alerta para o câncer de laringe

O ideal para ter uma voz bonita e saudável é evitar abusos vocálicos, como, por exemplo, gritar ou falar muito alto por um longo período. “Alguns alimentos são considerados positivos, como a maçã, que possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe. Além disso, mastigar a fruta deixa mais solta a musculatura responsável pela articulação das palavras. Contudo, a maçã não é tratamento para voz rouca. Da mesma forma que pastilhas e balas de hortelã e gengibre não têm nenhuma comprovação científica de que mantêm a voz”, salienta.

Para promover os atos de prevenção e cuidados, o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul promove a Semana da Voz. Com diversas atividades, a programação começou na última segunda-feira, 11, e se estende até este sábado. Algumas das ações programadas são palestras e entrevistas com profissionais da área, tanto on-line quanto de forma presencial.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.