Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Dia da Unidade Alemã motivou evento no Consulado da Capital

Ao mesmo tempo em que Santa Cruz do Sul realiza a maior festa germânica no Estado, diversos países se aliam à Alemanha para lembrar a reunificação do País europeu, ocorrida em 1990. A data é festejada em 3 de outubro, mas foi celebrada no dia 4 pelo Consulado Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em evento realizado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, foram recepcionadas representantes de entidades públicas, empresariais, culturais e acadêmicas para celebrar o Dia da Unidade Alemã.

Cada convidado foi saudado individualmente pelo cônsul geral Milan Simandl e pelo cônsul Michael Serra e pela esposa dele Tânia Serra. Da região, a solenidade teve a participação da professora aposentada Lissi Bender, colunista da Gazeta do Sul, na qual assina coluna quinzenal nas edições de final de semana.

LEIA TAMBÉM: Rumo aos 200 anos: projeto da Gazeta vai abordar a colonização germânica

Publicidade

Houve uma mostra do arquiteto teuto-brasileiro Theo Wiederspahn, que desde o dia 15 de outubro está na Pinacoteca Aldo Locatelli. Ele ergueu em Porto Alegre prédios como o Memorial do Rio Grande do Sul e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Ainda na noite de celebração, o cônsul homenageou os 250 anos de Porto Alegre e a solenidade foi coroada com o canto Porto Alegre é Demais, interpretado pela cantora Isabela Fogaça.

O cônsul Simandl falou sobre o significado da reunificação, que completou 32 anos. Ele destacou a importância da democracia, da liberdade da paz, que eram também anseios do povo alemão separado na parte oriental. O cônsul ainda abordou a guerra entre Rússia e Ucrânia e ressaltou a cooperação existente entre o Brasil e a Alemanha. “Com todos os problemas causados pela guerra, esta nos comprovou uma vez mais que a Alemanha está estreitamente conectada com o Brasil, pela cooperação econômica, cultural, científica e acadêmica e, sobretudo, pelo fundamento de valores democráticos que compartilhamos.”

LEIA TAMBÉM: “A imigração alemã contribuiu para moldar as atuais características do Estado”, destaca pesquisador

Publicidade

Simandl assumiu o posto em 2020. De lá para cá, tem visitado instituições e lugares entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nestas viagens, disse ter constatado “a riqueza e a variedade dessa longa e estreita parceria entre os dois países”. A cooperação inclui o interesse pelo estudo do idioma, com grande número de alunos que aprendem alemão em escolas ou no Instituto Goethe. O cônsul salientou as parcerias existentes entre cidades do Sul com as alemãs. Também no setor da economia disse que há “muitas empresas teuto-brasileiras que trabalham em conjunto com a Câmara Brasil-Alemanha”.

Ele também observou a importância das cooperações em nível acadêmico. Tudo isso gera boas expectativas com a proximidade de 2024, quando serão celebrados os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.