Hoje é o Dia Mundial da Pizza. No Brasil, a data é celebrada desde 1985 e foi instituída a partir da sugestão de Caio Luiz Cibella de Carvalho, então secretário de Turismo do Estado de São Paulo, considerada a “capital nacional da pizza”. À época, ele promoveu um concurso para eleger as dez melhores receitas dos sabores “marguerita” e “muçarela”. O evento fez tanto sucesso que o secretário decidiu escolher o dia de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial para evidenciar essa delícia.
Inicialmente consumida pela população mais pobre da Itália, especialmente operários do Sul do país, a pizza demorou para agradar às classes mais abastadas. Vendida nas calçadas da cidade de Nápoles, chegou ao Brasil antes mesmo de se popularizar no país de origem. Ao Brasil, a pizza veio na década de 1910, com os italianos do Sul. Longe de casa, faziam pizzas de forma improvisada para matar a saudade da comida italiana.
LEIA TAMBÉM: Confira os lançamentos nas plataformas de streaming nesta semana
Publicidade
Em território brasileiro, em função da carência de ingredientes e limitações técnicas, passou por transformações, desde a massa ao tipo de forno. Enquanto os pizzaiolos italianos adicionavam molho, queijo e algumas folhas de manjericão, os brasileiros incorporavam à receita outros ingredientes que tinham à disposição, gerando uma diversidade de sabores doces e salgados.
Na Gazeta do Sul desta quarta-feira, 10, circula um material especial com curiosidades e opções de pizzas. Confira abaixo na íntegra*
*Caso não consiga visualizar a prévia do documento, clique em “Baixar”, para ter acesso ao PDF.
Publicidade