Nesta quarta-feira, 6, é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. A prática de exercícios é importante para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde. Quanto mais cedo a atividade física for incentivada, mais fácil de se tornar um hábito, ampliando os benefícios.
A atividade física por ser de intensidade leve, que exige mínimo esforço físico e pequeno aumento da respiração e dos batimentos cardíacos, de intensidade moderada, que faz você respirar mais rápido que o normal e aumenta moderadamente os batimentos do coração ou de intensidade vigorosa ,que exige um grande esforço físico, faz a respiração ficar muito mais rápida e aumenta expressivamente os batimentos do coração.
LEIA MAIS: No Dia Mundial da Saúde, Unisc proporciona atividades para a comunidade
Publicidade
Assim como a intensidade muda, diversos fatores também podem influenciar a prática de atividade física. Confira cinco passos e motivos para incluir esse hábito na rotina:
1. Otimize seu tempo
- No tempo livre, é possível caminhar, praticar esportes e dançar.
- No deslocamento, vá a pé ou de bicicleta de um lugar ao outro.
- No local de trabalho ou estudo, use mais as escadas e levante-se para beber água mais vezes ao longo do dia.
- Nas tarefas domésticas, cuide do jardim e das plantas, limpe e organize a casa e dê banho no animal de estimação.
2. Cumpra as recomendações de atividade física
As recomendações mínimas do Ministério da Saúde são de 150 minutos (duas horas e meia) de atividade física moderada ou 75 minutos (uma hora e 15 minutos) de atividade física vigorosa por semana.
Atividades que fortalecem os músculos e os ossos e que incluem alongamentos devem ser realizadas de duas a três vezes por semana. A prática regular de atividade física deve ser confortável e segura para que seja adaptada às diferentes condições.
Publicidade
3. Interrompa o tempo em comportamento sedentário
Atividades como estar sentado, reclinado ou deitado, com baixo gasto de energia, aumentam o tempo em comportamento sedentário. São exemplos: permanecer sentado para uso do celular e do computador, jogar videogame, ler um livro, assistir à televisão ou à aula, assim como tarefas manuais, utilizar o carro, ônibus ou metrô.
O tempo excessivo nesses comportamentos é prejudicial à saúde, por isso, sempre que possível, devem ser feitas pausas de cinco minutos a cada hora.
4. Busque companhia para praticar atividade física
Se você gosta de companhia para praticar atividade física, convide amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho ou de estudo. Os momentos em família podem ser a oportunidade para se movimentar mais praticando esportes, jogos e brincadeiras, assim como é possível fazer atividades na natureza, passear com o animal de estimação, dividir as tarefas domésticas, deslocar da escola para a casa e de um ponto ao outro no ambiente de trabalho.
5. Perceba os benefícios da prática de atividade física
A prática de atividade física proporciona diversos benefícios para a saúde física, mental e social, como:
Publicidade
- Fortalecimento e aumento da massa magra, melhora da saúde óssea, do equilíbrio, da coordenação motora e da flexibilidade;
- Auxilia na redução da ansiedade, do estresse e dos sintomas depressivos, e melhora a qualidade de vida e o bem-estar;
- Proporciona a socialização e a convivência, fortalece os vínculos afetivos e contribui para o sentimento de pertencimento a grupos;
- Previne e reduz o risco de doenças cardíacas, do diabetes tipo 2, de alguns cânceres, e tem efeitos positivos sobre a saúde de pessoas com Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade