O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Lucas Henkes, consultor ambiental da Botucatu Consultoria Ambiental, explica que as árvores desempenham um papel fundamental para o meio ambiente, pois são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta. Elas desempenham funções vitais como o controle da temperatura, aumento da umidade do ar, maior controle das chuvas, qualidade da água dos mananciais, controle de erosão, manutenção da biodiversidade, além de produzirem frutos, sementes, madeira, resinas e outros produtos.
Igual importância ocorre com a arborização urbana, que proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado. “Para nós que estamos na cidade, a arborização urbana traz diversos benefícios também. O tão conhecido Túnel Verde da Rua Marechal Floriano mostra um ótimo exemplo disso. Em dias de forte calor, é notável a redução de temperatura ao andar por ali, além de uma melhor qualidade do ar e diminuição de ruídos”, destaca.
LEIA TAMBÉM: “O túnel verde não será apenas mantido, será ampliado”, afirma secretário em reunião na Câmara
Publicidade
O dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre as atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver compreensão a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
Junto com a consciência das pessoas e empresas, instituições e até mesmo governos, vem crescendo também a área de consultoria ambiental. Além de atuar como agente fiscalizador, que garante o cumprimento das leis, a consultoria evita multas e sanções. Essa fiscalização permite que os profissionais responsáveis atuem com os amplos conhecimentos que possuem e apliquem as técnicas adequadas para promover a preservação e renovação do meio ambiente.
LEIA TAMBÉM: Lojistas apontam substituição gradual das tipuanas como solução para o túnel verde
Publicidade
Lucas explica que a humanidade está vivendo em uma era tecnológica que está avançando cada vez mais e mostra o quanto as pessoas são seres revolucionários. No entanto, cada um desses avanços levou o planeta a sofrer mudanças negativas. Com a globalização e o crescimento das grandes empresas tornou-se necessária a criação de leis e regulamentos para evitar que sejam desenvolvidas atividades que possam degradar a natureza ou minimizar seus danos, bem como regulamentos para sanar danos já ocasionados por atividades humanas no passado. Para assegurar que as empresas cumpram a legislação, é necessário contratar uma consultoria ambiental capacitada. “Os consultores ambientais são responsáveis por elaborar projetos com soluções para os problemas que impactam negativamente a natureza e seus recursos, propondo assim medidas de preservação das matas e também recuperando, através do replantio, os locais alterados pela atividade humana”, complementa Lucas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.