Santa Cruz do Sul estará no calendário nacional de mobilização contra o sarampo. Neste sábado, 15, o município integra o Dia D de vacinação. A ação acontece das 10 horas ao meio-dia em 14 unidades de saúde de Santa Cruz, tanto no interior quanto na cidade.
Conforme o coordenador do setor de imunizações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Róger Rodrigues Peres, a etapa de vacinação, que teve início na segunda-feira, 10, é destinada a crianças e jovens de 5 anos a 19 anos, que é a faixa etária correspondente ao maior número de casos registrados da doença no Brasil.
O foco neste público não impede, no entanto, que as pessoas fora desta faixa busquem informações a respeito da imunização, já que é necessário realizar reforço da vacina. Por isso, a orientação é de que os interessados levem a carteirinha de vacinação até uma unidade de saúde, para que seja avaliada a necessidade de fazer novas doses. Quem não possui mais a carteirinha deve procurar uma unidade de saúde para pedir a segunda via.
Publicidade
Em Santa Cruz, no interior, estarão abertas as unidades de Boa Vista, Rio Pardinho, Doutor Pedro Eggler e Pinheiral. Na cidade, as unidades do Centro, Linha Santa Cruz, Progresso, Esmeralda, Cristal, Faxinal, Arroio Grande, Bom Jesus, Margarida e Cohab.
LEIA TAMBÉM: Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo busca imunizar crianças e jovens
Entenda
Publicidade
A vacina contra o sarampo é feita aos 6 meses e 1 ano, além de, aos 15 meses, ser feita a tetraviral, que tem um componente do sarampo. Quem tem menos de 30 anos e fez apenas uma dose, basta procurar um ponto de vacinação para completar o esquema vacinal. Entre uma e outra, o intervalo mínimo é de 30 dias. Quem tem entre 30 e 50 anos deve ter uma dose. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 95% do público-alvo do município seja imunizado.
A campanha se estende até o dia 13 de março e segue disponível no calendário nacional de vacinação, ou seja, é possível ir em busca da vacina durante o ano todo nos postos de saúde. A vacina vai estar disponível em todas as unidades de saúde que têm aplicação de vacinas. Além da carteirinha, é importante levar o cartão SUS.
O sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Uma pessoa doente pode passar para outra por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas.
Publicidade
LEIA MAIS: Campanha contra o sarampo foca em crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos
This website uses cookies.