Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mobilização

Dia D é neste sábado: saiba onde se vacinar contra gripe em Santa Cruz

Os postos de vacinação de todo o Brasil estarão abertos neste sábado, 12, para vacinar o público-alvo contra a gripe. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar as unidades mais próximas para receber a vacina gratuitamente. No chamado Dia D, o objetivo é imunizar idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Conforme a enfermeira Raquel Emmel Lopes, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, a campanha em Santa Cruz do Sul está efetiva e já vacinou cerca de 22,1 mil pessoas – o que corresponde a aproximadamente 47,77% de cobertura vacinal. Para o Dia D, ressalta que todas as unidades de saúde estarão abertas, das 9 às 16 horas. No Centro Materno Infantil (Cemai), os atendimentos serão até às 17 horas. Além disso, haverá um posto especial de vacinação na Praça Getúlio Vargas, junto à Casa da CDL, para aproveitar a movimentação no Centro em função do Dia das Mães. 

Para Raquel, o Dia D é bastante representativo para garantir que mais pessoas que fazem parte do grupo prioritário tenham acesso à vacina, já que muitos trabalham durante a semana e não podem se deslocar até os postos. A profissional reforça que no município a adesão, mais uma vez, é significativa e aponta para a superação da meta de 90% de imunização. “A população está bem consciente em relação aos benefícios da vacina e está respondendo bem às campanhas de vacinação, mesmo sem termos casos suspeitos da doença”, pondera. Hoje, o grupo de pessoas a partir de 60 anos é o que mais procura se proteger contra a gripe.

Publicidade

Mobilização nacional

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas em todo o País até o final da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2018, no dia 1º de junho. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e até mesmo óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Neste ano, até 5 de maio, foram registrados 1.005 casos de influenza no Brasil, com 158 óbitos. Do total, 597 casos e 99 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 208 casos e 30 óbitos. Ainda foram registrados 112 casos e 13 óbitos por influenza B e os outros 88 casos e 15 óbitos por influenza A não subtipado.

Vacinação pela região

De acordo com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, a cobertura média de vacinação contra a gripe na região de abrangência atualmente é de 32%, índice que regula com a média estadual. A expectativa, segundo as  responsáveis pelo programa de imunizações da 13ª CRS,  Marlene Webber Andriolo e Jaqueline Thier Müller, é aumentar esses números neste sábado, durante o Dia D de vacinação. “É uma oportunidade para que as pessoas que não podem procurar os postos de saúde durante a semana, por causa de seus horários de trabalho”, ressalta Marlene.

Publicidade

Venâncio Aires: todos os postos de saúde do município estarão abertos no Dia D, neste sábado. O ESF 1 Caic, ESF 2 Caic, ESF Macedo, ESF Santa Tecla, ESF tabalar, ESF Gressler, ESF Mariante, UBS Gressler, UBS Santa Tecla, UBS Estância Noiva e Posto de Saúde abrem das 8 horas às 16h30. Já os postos do interior, UBS Santa Emília, UBS Centro Linha Brasil e UBS Palanque abrem das 8 horas ao meio-dia.

Vale do Sol: todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinação. Nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Raios de Sol e Verdes Vales (Centro), Faxinal de Dentro e Anita Garibaldi (Alto Trombudo) o atendimento será realizado das 8 às 16 horas. No Posto de Boa Esperança, a vacinação acontece das 9 horas às 14h30. A meta é vacinar 2.384 pessoas dentro do público-alvo.

Sinimbu: os Postos de Saúde Central, da Linha Almeida e de Rio Pequeno e Pinhal estarão abertos das 8 às 17 horas. Até o momento, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 179 crianças, 34 gestantes, 63 trabalhadores da área da saúde, 679 idosos, 36 professores, 224 doentes crônicos e sete puérperas já foram vacinados. Quem não tem como ir até o Posto de Saúde ou possui algum familiar acamado, deve entrar em contato com a pasta que providencia a aplicação da vacina em casa. 

Publicidade

Vera Cruz: as salas de vacinas do Espaço Mamãe Criança, das ESFs do Bairro Arco-Íris e de Vila Progresso e dos postos de saúde das localidades de Ferraz, Linha Henrique D’ávila e Linha Andréas estarão em funcionamento neste sábado entre 8 e 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Herveiras: a unidade de saúde estará aberta neste sábado das 8 às 17 horas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.